Em reunião realizada no Jardim Botânico ‘Irmãos Villas-Bôas’, o Conselho Municipal do Turismo (Comtur) apresentou o PPP (Projeto Político e Pedagógico), que contempla ações ambientais e educativas no espaço, com foco na valorização da biodiversidade e no incentivo à visitação consciente. A reunião contou com representantes da sociedade civil, da Prefeitura de Sorocaba e entidades ligadas ao setor turístico, que debateram propostas para melhorar a estrutura e ampliar os atrativos do local. A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) participa ativamente dos encontros mensais.
Entre os principais pontos discutidos esteve a necessidade de melhorias na infraestrutura do Jardim Botânico, como a instalação de uma lanchonete e ações de manutenção contínua. Outro destaque foi a proposta de implantação de placas indicativas para identificação de árvores e plantas, com informações técnicas e curiosidades, como forma de ampliar o caráter educativo do espaço. A ideia foi apresentada pela ACSO e encampada pelo diretor de Relações Públicas, João Guariglia. Todos os presentes apoiaram a iniciativa.
Conforme Guariglia, a proposta de buscar parcerias com empresas e instituições da cidade para o patrocínio dessas placas foi bem recebida pelos participantes. O modelo proposto prevê que o próprio Jardim Botânico desenvolva o layout das sinalizações, incluindo o logotipo dos patrocinadores. As empresas interessadas poderão contribuir com a iniciativa e, ao mesmo tempo, associar sua marca a um projeto de valor ambiental e social.
O diretor de Relações Públicas da ACSO destacou, também, a importância de parcerias entre o setor público e privado para viabilizar ações como essa. “Projetos, como das placas informativas, são exemplos de como a colaboração entre empresas e poder público pode gerar benefícios para a cidade e para o turismo sustentável”, disse João Guariglia.
A reunião abordou, ainda, o andamento do projeto do Trem Turístico Votorantim-Iperó, que está sendo articulado junto às prefeituras da região e à Secretaria Estadual de Turismo. Além disso, foram abertas as inscrições para os eventos turísticos catalogados e registrados em Sorocaba, com o objetivo de fortalecer o calendário oficial da cidade e estimular a participação de moradores e visitantes.
Sobre
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, fundada em 20 de janeiro de 1922, foi criada por um grupo de empresários para defender os interesses da categoria. A ACSO faz parte da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que reúne 420 associações espalhadas por todo Estado e, por meio dela, integra a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), que congrega 27 federações estaduais, reunindo 2.200 associações que compõem uma rede que cobre todo o Brasil.