Com Reforma do IR aprovada, empresas familiares de Sorocaba e região buscam ajustes para evitar aumento de imposto

Com Reforma do IR aprovada, empresas familiares de Sorocaba e região buscam ajustes para evitar aumento de imposto

A proposta, que segue para sanção presidencial, promete aliviar a carga de quem ganha menos, mas preocupa empresários que vivem dos lucros dos seus negócios

As empresas familiares de Sorocaba e região intensificaram a busca por orientação após a aprovação, nesta quarta-feira (5), do projeto de Reforma do Imposto de Renda (IR) pelo Senado Federal. A proposta, que segue para sanção presidencial, mantém a previsão de cobrança de 10% sobre lucros e dividendos distribuídos a sócios que recebem acima de R$ 600 mil por ano, atualmente isentos. O objetivo do governo é compensar a ampliação da faixa de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil mensais.

Segundo a economista e diretora tributária da consultoria Apter, Daniele Ishida, a confirmação da medida no Senado acelerou a movimentação entre empresários locais, especialmente os de negócios familiares e de médio porte. “Desde cedo, muita gente passou a ligar querendo entender como se organizar. O receio é pagar mais imposto sem necessidade. A boa notícia é que ainda dá tempo de se planejar dentro da lei, mas isso deve ser feito o quanto antes, pois faltam menos de dois meses para a vigência da medida”, afirma.

Daniele explica que ajustes estruturais feitos antes da entrada em vigor da regra, prevista para 2026, podem reduzir o impacto nas empresas. “Rever a forma de distribuição dos lucros entre os sócios ou planejar o recebimento dos dividendos já faz diferença. É como arrumar a casa antes da chuva: se deixar para depois, o prejuízo é certo”, compara.

Com grande concentração de empresas familiares, a região de Sorocaba deve sentir, de forma direta, os efeitos da mudança. “Muitos empreendedores locais vivem, majoritariamente, dos lucros do próprio negócio. Sem planejamento tributário, o novo modelo pode comprometer o fluxo de caixa e até travar investimentos. Por isso, se preparar é fundamental para atravessar 2026 com segurança”, conclui a economista.

Segundo a economista Daniele Ishida, a confirmação da medida no Senado acelerou a movimentação entre empresários locais, especialmente os de negócios familiares

Sobre a Apter

Referência em consultoria tributária, auditoria, outsourcing e tecnologia, a Apter desenvolve soluções inteligentes e personalizadas para empresas de diversos segmentos. Com sede em Sorocaba-SP, além de escritórios em Votorantim-SP e Alphaville-SP, a empresa transforma desafios tributários em oportunidades, combinando agilidade, qualidade e eficiência para entregar os melhores resultados. A Apter também se destaca na consultoria estratégica empresarial, promovendo soluções inovadoras e construindo parcerias duradouras.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *