CMEC promove café literário em celebração aos 8 anos do Marco da Paz em Sorocaba 

CMEC promove café literário em celebração aos 8 anos do Marco da Paz em Sorocaba 

Nesta sexta-feira, 19 de setembro, Sorocaba celebra os oito anos da inauguração do Marco da Paz, um símbolo universal de união e fraternidade entre os povos. A comemoração será marcada pelo Café Literário pela Paz, uma iniciativa do Clube da Leitura do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), ligado à Associação Comercial (ACSO). O evento acontece na praça do Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, às 7h30, onde está instalado o monumento, e pretende reunir a comunidade em torno da literatura como meio de reflexão e construção de um mundo mais pacífico. Quem quiser informações ou se interessar em participar pode fazer contato pelo 15 3331.1003 ou acessar as redes sociais @cmecsorocaba.

O Marco da Paz foi idealizado pelo empresário ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi, um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que viu na paz um valor essencial à humanidade. Presente em várias cidades do Brasil e do mundo, o monumento representa o esforço coletivo pela harmonia entre os povos. A iniciativa de instalar em Sorocaba foi da ACSO, que reuniu diversas lideranças sociais e profissionais da Prefeitura para construir e instalar voluntariamente o monumento por meio de doações, ou seja, sem que houvesse custos aos cofres públicos. O ponto tornou-se um espaço simbólico de encontros e ações que promovem alguns valores, como empatia, respeito e solidariedade. O Café Literário surge, assim, como mais uma dessas ações, reforçando o compromisso da sociedade civil com a cultura da paz.

Durante o evento, os participantes poderão retirar, gratuitamente, uma mensagem com temática que remeta à paz, à união ou à esperança, previamente selecionada pela curadoria do CMEC. Em roda, serão feitas leituras curtas, seguidas de comentários espontâneos, criando um espaço acolhedor de escuta e troca de ideias. Associados da ACSO podem levar a mensagem que preferir e declamar durante o encontro. A proposta é simples, mas poderosa: usar a leitura como um instrumento de empatia e diálogo, numa celebração coletiva de reflexão e convivência.

A coordenadora do CMEC, Laura Brugnerotto, destaca a importância de ações como essa para a formação de uma cultura de paz duradoura. “Acreditamos que ler é um ato de paz. Quando mergulhamos em uma boa história, abrimos espaço para novas ideias, para a compreensão do outro e para a construção de um mundo mais harmonioso. O Café Literário é uma forma de unir a força da literatura com o simbolismo do Marco da Paz, convidando a sociedade a olhar com mais atenção para o que nos conecta como seres humanos”.

O evento é gratuito e aberto ao público, convidando todos a participarem desse momento especial de leitura, diálogo e celebração. Em tempos marcados por tantas divisões e conflitos, encontros como o Café Literário pela Paz reforçam a importância da cultura, da escuta e da empatia como caminhos possíveis para um futuro mais justo e fraterno. Afinal, como nos lembra o Marco da Paz, a paz começa com um gesto, uma palavra, um livro e com cada um de nós.

Sobre

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, fundada em 20 de janeiro de 1922, foi criada por um grupo de empresários para defender os interesses da categoria. A ACSO faz parte da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que reúne 420 associações espalhadas por todo Estado e, por meio dela, integra a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), que congrega 27 federações estaduais, reunindo 2.200 associações que compõem uma rede que cobre todo o Brasil.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *