Ciesp Sorocaba reuniu cerca de 100 mulheres no lançamento do Núcleo CONFEM – Conselho Superior Feminino da FIESP

Ciesp Sorocaba reuniu cerca de 100 mulheres no lançamento do Núcleo CONFEM – Conselho Superior Feminino da FIESP

Evento celebrou o Dia Internacional da Mulher e contou com palestra sobre liderança feminina e a instituição do Núcleo CONFEM – Conselho Superior Feminino da FIESP, em Sorocaba

Temas como liderança feminina, sororidade, resiliência, equilíbrio, família, carreira, assédio moral e sexual, etarismo, associativismo e networking deram o tom no evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher promovido nesta quinta-feira, 27/03, pela Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Realizado no auditório da escola SENAI Luiz Pagliato, o encontro contou com a participação de cerca de 100 mulheres e com a palestra “Liderança Feminina – desafios, crescimento, propósito e governança”, ministrada por Mônica Pires, executiva com mais de 30 anos de experiência em liderança global, inovação e governança corporativa.

Nascida em Niterói, Mônica compartilhou sua trajetória pessoal e profissional na IBM, empresa onde ocupou diversos cargos no Rio de Janeiro, e posteriormente, em São Paulo, onde chegou a ocupar cargos de CFO (Chief Finance Officer) do laboratório de Pesquisa e Inovação da IBM Brasil e CFO & Operations Leader for Brasil, India and Singapore IBM Research Labs.

Segundo a palestrante, a participação das mulheres no mercado de trabalho e em cargos de liderança está aumentando, mas a equidade ainda é um desafio nas organizações. “Em 2024, a consultoria KPMG fez uma pesquisa com cerca de 75 mulheres em cargos de liderança para entender a participação das mulheres no mundo dos negócios. Ficou claro que a equidade de gênero não está satisfatoriamente contemplada na disposição hierárquica das empresas: 45% das participantes responderam que o percentual de mulheres ocupando cargos de alta liderança nas empresas em que atuam é de 0 a 20%, sendo que o segundo maior percentual (39%) respondeu que a proporção de mulheres em caso de liderança seria de no máximo 40%”, disse.

Síndrome da impostora

De acordo com Mônica, muitas mulheres duvidam de sua capacidade e acabam sucumbindo à chamada síndrome da impostora. “Algumas vezes nós somos as primeiras a nos auto boicotar. Temos que superar todos esses preconceitos porque as mulheres têm habilidades de fazer várias coisas ao mesmo tempo e com excelência. Algumas mulheres acreditam que sabem menos do que realmente sabem. Para superar essa síndrome é importante que as mulheres busquem mentoria e redes de apoio”, disse.

A executiva destacou também a importância do networking e da governança na carreira feminina. “Não se acomodem e não tenham medo de pedir ajuda. Temos que buscar capacitação contínua, além  de contarmos com mentoras e líderes que são referência.  O futuro da liderança é diverso e inclusivo, e principalmente, tenham em mente que mulher ajuda mulher”, concluiu Mônica, que atua também como diretora do DEMPI (Departamento da Micro e Pequena Indústria) da Fiesp.

Núcleo CONFEM

Em sua fala, a presidente do Conselho Superior Feminino (CONFEM) da Fiesp, Marta Lívia Suplicy, destacou algumas ações do CONFEM, tais como o Programa Elas na Indústria, que promove capacitação e mentoria para o fortalecimento das mulheres na indústria.

“Nós temos que nos posicionar como uma única voz feminina na indústria. Sororidade não pode ser somente uma palavra, tem que ser uma cultura. Se não nos posicionarmos de forma coletiva, daqui alguns anos vamos estar na mesma posição buscando mais representatividade e espaço de liderança”, disse.

Marta destacou também o associativismo. “O fortalecimento da vida associativa nos oferece uma ampla visão da participação das mulheres na indústria e aumenta nossa representatividade. Graças ao associativismo conseguimos uma cadeira na Comissão de Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados e a criação da subcomissão permanente das Mulheres da Indústria”, destacou.

Na sequência, a presidente do CONFEM fez também a apresentação das mulheres que representarão o Núcleo Sorocaba do Confem: Milena Adati, Carla Lorenzetti e Ana Ribeiro.

Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly de Syllos, que participou da abertura do evento, a instalação do Núcleo CONFEM em Sorocaba era algo muito esperado. “O protagonismo feminino é muito importante e o Confem está fazendo um trabalho brilhante com diversos projetos, entre os quais eu destaco o Elas na Indústria que desenvolve lideranças femininas”, ressaltou.

Além de Syllos, outras autoridades participaram do evento, como a deputada estadual Maria Lúcia Amary; a secretária da Mulher de Sorocaba, Rosângela Perecini; o diretor do Senai Sorocaba, Celso Taborda; o gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins; o diretor do Sesi Sorocaba, Júlio César Martins, entre outras.

O evento foi iniciativa do Ciesp Sorocaba, Senai Sorocaba e do Conselho Superior Feminino da Fiesp e contou com a parceria da Fundação Ubaldino do Amaral, Jornal Cruzeiro do Sul, Pekatê Brasil associada a Fundação Dom Cabral, Ramos & Company e Verbo Comunicação. Também teve o apoio das empresas Apter, Grupo Corrêa & Corrêa Engenharia, Grupo Golphe, Seconci-SP, System Farma, TeraVida Manipulação e Homeopatia e Valio Advocacia.

Sobre o Ciesp

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que em 2025 irá completar 75 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

Voltada ao fortalecimento da indústria e ao desenvolvimento econômico da região, a entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.  

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 4009-2900 e (15) 99178-4640 ou pelo e-mail: ciesp.sorocaba@ciesp.com.br.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *