Promover um debate sobre os desafios da educação e da qualificação de mão de obra, visando o desenvolvimento de políticas públicas e privadas voltadas para a capacitação de profissionais. Esse foi o objetivo da 1ª Jornada Industrial promovida pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho.
O encontro, realizado na última segunda-feira (04/11) no Centro Hípico de Tatuí (CHT), reuniu autoridades, empresários e dirigentes de entidades, como o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso; o diretor titular do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) – Regional Sorocaba, Erly de Syllos; o diretor da Fatec Tatuí, Anderson Luiz de Souza; a diretora regional de ensino de Itapetininga, Elizete Petelinkar; o diretor do Senai Sorocaba, Celso Taborda; o coordenador de Políticas de Emprego e Renda do Governo Estadual, Caio Martinelli; entre outros.
Na abertura, o prefeito Miguel Lopes Cardoso destacou a importância da formação de jovens para o mercado de trabalho e anunciou a criação de uma nova secretaria. “Este evento tem o objetivo de discutir alguns temas que são recorrentes e importantes para que nosso município tenha o desenvolvimento e o destaque que merece. Essa é só a primeira jornada, mas eu gostaria de dar uma notícia em primeira mão para vocês, que é a criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico em Tatuí e esse é só mais um passo que estamos dando em direção ao progresso do nosso município”, destacou.
Em sua fala, o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly de Syllos, destacou a importância da realização de um censo para identificar as necessidades de mão de obra nas indústrias. “Esse mapeamento é importante para dar um direcionamento e equilibrar a oferta e a demanda de mão de obra. Esse levantamento servirá de base para instituições de ensino como o Senai, Fatec, entre outros, para identificar quais cursos devem ser criados visando atender as indústrias e gerar novos postos de trabalho”, ressaltou.
Representando o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, o coordenador de Políticas de Emprego e Renda do Governo Estadual, Caio Martinelli destacou o projeto de desenvolvimento regional do governo estadual. “Quando o novo governo assumiu começamos a trabalhar as vocações das 16 regionais administrativas e a partir daí fomentamos a vocação de cada uma para desenvolver uma cadeia regional, gerando mais trabalho e renda”, explicou.
Já a diretora regional de ensino de Itapetininga, Elizete Petelinkar, destacou a importância da educação e a área de abrangência da sua diretoria regional, que abrange nove municípios, incluindo Tatuí. “Hoje é um dia importante porque esse encontro traz a educação como foco e um aspecto muito importante é a inserção do jovem no mercado de trabalho. Temos em Tatuí três mil jovens que estão fazendo o ensino médio e é importante esse debate para identificar a necessidades de cursos profissionalizantes para que possamos preparar esses jovens para o mercado de trabalho”, afirmou.
O diretor do Senai Sorocaba, Celso Taborda, que também participou do debate, destacou a parceria da entidade com a prefeitura de Tatuí. “O Senai Sorocaba atende 31 municípios em nossas unidades físicas e nas escolas móveis. Aqui em Tatuí temos uma parceria com a prefeitura e com o Sesi para desenvolvimento da educação profissionalizante, que é a missão principal do Senai, juntamente com a tecnologia e inovação”, observou.
Também participaram do evento Vitória Fanti da empresa Microflex, Ubirajara Feltrin do Lar Donato Flores, Fernando Alonso, diretor regional de Desenvolvimento Econômico, além de representantes de indústrias e do setor de turismo de Tatuí. O evento contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, do Senai, do Ciesp e da Fatec, além do patrocínio das empresas Sítio Carroção, Centro Hípico de Tatuí e Microflex.
Sobre o Ciesp
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.
A Regional Sorocaba, que completou 74 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.
A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.
Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.ciespsorocaba.com.br. Siga o CIESP Sorocaba nas redes sociais: @ciespsorocaba.