Ciesp Sorocaba marca presença em Congresso de Empreendedorismo

Ciesp Sorocaba marca presença em Congresso de Empreendedorismo

Evento promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp reuniu cerca de 170 lideranças empresariais na sede da entidade, na capital paulista

Sensibilizar lideranças do setor industrial, empresários e jovens empreendedores a respeito das tendências, abordando temas estratégicos, como: inovação, transformação digital, Inteligência Artificial (IA), empreendedorismo, sucessão, liderança, felicidade na indústria e vendas. Este foi o objetivo do 8º Congresso Estadual de Empreendedorismo realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), no dia 11 de novembro, na sede da entidade, em São Paulo. O evento contou com a presença de cerca de 170 lideranças empresariais, entre elas uma caravana de 20 participantes de Sorocaba (SP), incluindo os coordenadores e integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) Sorocaba: Débora Souza, Leonardo Caramante, Gabriel Syllos, Luiz Lorieri e Vinicius Sassi.

De acordo com a coordenadora do NJE Sorocaba, Débora Souza, o evento tratou de assuntos que fazem parte do dia a dia das empresas. “Este encontro foi fundamental porque trouxe temas relevantes para os empresários e empreendedores. A participação do nosso grupo irá possibilitar a transmissão desse conteúdo para outros integrantes do NJE Sorocaba. Por exemplo, o painel sobre perenidade das empresas frisou a importância de um processo de sucessão bem estruturado, acompanhado por uma consultoria externa. Este é um tema que hoje é uma realidade nas empresas e que pretendemos trazer para a Regional Sorocaba”, destacou a coordenadora, referindo-se ao primeiro painel do Congresso, que contou com a participação da diretora do Grupo Randon, Maurien Randon; do diretor da Lorenzetti, Claudio Lorenzetti e do sócio-diretor Grupo Asamar, Paulo Moraes.

Para o membro do NJE e diretor da Aucti PVC, Vinicius Sassi, o evento agregou conhecimento que o empresário irá aplicar em sua empresa. “O Congresso trouxe palestras sucintas a respeito das dificuldades dos empresários, tanto em mão de obra, como na área comercial. Tudo isso agrega muito e com certeza levarei para a empresa o que eu vivenciei aqui. O NJE é uma base para jovens empreendedores e um importante apoio que aqueles que estão começando agora, pois o empreendedorismo requer muita dedicação e persistência”, observou Sassi.

Já o coordenador adjunto do NJE Sorocaba, Gabriel Syllos, ressaltou a visão estratégica dos assuntos tratados no evento. “O Congresso trouxe assuntos que fazem parte do nosso cotidiano, mas com uma visão mais estratégica e isso foi muito interessante. O objetivo do NJE é gerar novas lideranças e a história de empresas como a Lorenzetti, que já está na quarta geração, demonstrou o quanto é importante o papel do líder, pois na maioria das vezes a liderança começa em casa e só depois é vivenciada no mercado de trabalho”, comentou.

Macrotendências Mundiais

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, participou do evento e fez a palestra de abertura na qual falou sobre as Macrotendências Mundiais até 2040. Ele destacou a grande demanda por serviços de TI e a concorrência internacional por mão-de-obra qualificada. De acordo Cervone, a flexibilidade das relações de emprego, a intensificação do trabalho remoto ou híbrido e a diversidade no mercado de trabalho são tendências, bem como o crescimento do empreendedorismo.

A interação online das empresas com seus consumidores também foi abordada pelo presidente do Ciesp, que chamou a atenção para o crescimento do e-commerce, com uma mudança disruptiva no comportamento do consumidor impulsionada pela pandemia de Covid-19, além do uso do metaverso, do compartilhamento de dados pessoais e da valorização da diversidade e representatividade.

Por fim, Cervone destacou os novos modelos de negócio inspirados nas gerações Millenial e Z, que trazem novos formatos como o do consumo colaborativo. “Em vez de comprar um produto para possuí-lo individualmente, as pessoas estão cada vez mais dispostas a compartilhar bens e serviços. A valorização do ‘usar’ ao invés do ‘ter’ nos traz novos modelos de negócio”, disse.

Felicidade

O tema da “Felicidade como Estratégia na Indústria” foi abordado pela diretora da Heineken, Luísa Faria. Segundo ela, o grupo Heineken criou uma “Diretoria de Felicidade”, em maio do ano passado, com o intuito de medir e melhorar a felicidade dos seus 14 mil colaboradores. A cada 15 dias são aplicadas pesquisas para todos os colaboradores e são oferecidos treinamentos para as lideranças estimularem melhorias no ambiente de trabalho, ações voltadas à saúde mental e ao estilo de vida equilibrado.

“A gente implementou primeiro uma pesquisa de bem-estar. Depois entendemos que estávamos evoluindo e passamos a trabalhar a pesquisa sobre a felicidade. Usamos a pesquisa porque ela começa trazer dados e informações que servem como base para conversar com o time”, disse Luísa.

O último palestrante, Conrado Adolpho, CEO da Webliv, falou sobre ferramentas de vendas e defendeu o uso da tecnologia, como a mensagens via WhatsApp e da Inteligência Artificial, para que as empresas possam trabalhar melhor seus indicadores. “Você tem de ter indicadores para tomar as melhores decisões”, concluiu.

O diretor titular do NJE-Ciesp, Luciano Micheletto, comemorou o resultado do 8º Congresso Estadual de Empreendedorismo. “Este foi o primeiro congresso na sede do Ciesp, em São Paulo, depois da pandemia de Covid-19.  Os assuntos foram variados e a impressão que tínhamos era a de que todos estavam muito conectados”, celebrou.

Histórico

O congresso, que aconteceu em São Paulo este ano, em anos anteriores já passou por cidades como Ribeirão Preto, Americana, Jundiaí, Guarulhos, Sorocaba, Campinas, Santos, Santo André, Araraquara, Botucatu, Taubaté e São Carlos. O NJE do Ciesp está presente em 245 municípios do estado de São Paulo, vinculados a 22 das 42 regionais do Ciesp. O núcleo existe desde 1992, quando surgiu com o nome de “Grupo de Jovens Empresários”. A missão do NJE é formar novas lideranças empresariais e institucionais.

Sobre o Ciesp

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que completou 74 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.

Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.ciespsorocaba.com.br. Siga o CIESP Sorocaba nas redes sociais: @ciespsorocaba.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *