Certificação em materiais escolares é fundamental para segurança das crianças

Certificação em materiais escolares é fundamental para segurança das crianças

Inmetro alerta sobre os riscos da compra de produtos sem o selo
de segurança do órgão; 25 itens integram a lista de artigos que precisam da
certificação_

O início do ano é a época em que a procura por materiais escolares se torna parte do dia a dia dos pais de crianças e adolescentes. Na busca por economia, muitos pais percorrem diversas lojas físicas e online em busca de promoções. Porém, o Inmetro alerta que é preciso se atentar não apenas ao preço, mas ao selo de certificação do órgão para garantir a segurança dos estudantes.

De acordo com o Ipem-SP (Institutos de Pesos e Medidas de São Paulo), autarquia vinculada ao Inmetro, 25 itens integram a lista de artigos escolares que exigem o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro. Entre eles, estão canetas, lápis, borrachas, tintas, massas de modelar, corretivos, instrumentos geométricos, tesouras, estojos e lancheiras. (clique aqui para ter acesso à lista completa)
A presença do selo identifica que os produtos atendem aos requisitos básicos de segurança, minimizando a possibilidade de acidentes durante o consumo. Entre os riscos, estão a alta toxicidade, a presença de bordas cortantes, o risco de engolir peças pequenas, entre outros, segundo informa o órgão.
Para alguns pais, esse cuidado já faz parte do processo de escolha dos artigos escolares. A advogada Karin Cruz Telles, de 37 anos, conta que sempre observa se os produtos da lista de material escolar possuem o selo do Inmetro. A advogada é mãe de Maya, de 6 anos, que irá cursar o 2º ano do Ensino Fundamental em 2026.
“Tomo bastante cuidado com materiais como massinhas de modelar e cola, por exemplo, por conta da própria química, e também com itens como tesouras, devido ao manuseio”, explica a mãe.
No passado, quando a filha era mais nova, os jogos didáticos – solicitados pela escola de Maya – também eram uma preocupação para ela. “Muitos desses brinquedos têm peças pequenas que podem ser engolidas, e o selo do Inmetro na embalagem me ajudava a identificar se o jogo era adequado para a idade dela”, ressalta.
Para o diretor de negócios da Papelaria e Livraria Pedagógica, Nivaldo Madureira, mais do que ao preço, os pais devem estar atentos à segurança do produto para evitar acidentes. “A segurança dos clientes é nossa prioridade. Hoje, a maior parte dos produtos infantis precisa do selo do Inmetro, e nós procuramos trazer dos fornecedores mais confiáveis para dar uma garantia maior para os compradores”, afirma.
O diretor de negócios dá algumas dicas aos pais no momento das compras. “O selo do Inmetro pode estar diretamente grafado no produto ou na embalagem. No caso de materiais comprados a granel, o selo estará na embalagem expositora”, sinaliza.

O Ipem–SP também orienta os pais a realizarem suas compras em comércios formais, pois comercializam produtos de procedência, e a sempre pedirem a nota fiscal.

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-conformidade/artigos-escolares/quais-os-produtos-abrangidos-pela-atual-medida-regulatoria-para-artigos-escolares

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *