Cenário econômico positivo impacta setor imobiliário e estimula compra do primeiro imóvel

Cenário econômico positivo impacta setor imobiliário e estimula compra do primeiro imóvel

Perspectiva de queda gradual da taxa de juros melhora as condições de financiamento e amplia o acesso ao crédito

O cenário econômico para 2026 tem feito com que o setor imobiliário tenha boas perspectivas de crescimento neste ano. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a consultoria de inteligência de mercado Brain, mostra que a combinação da inflação em desaceleração e um dólar mais fraco abre espaço para um ciclo de redução da taxa de juros. Com isso, as famílias passam a ter mais confiança em investir em imóveis, se aproveitando de custos de financiamento menores.

Segundo estimativas do Conselho Monetário Nacional (CMN), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará o ano em 4%. Para 2027 e 2028, o índice deve cair para 3,8% e 3,5%, respectivamente.

O cenário positivo faz com que muitas pessoas pensem em investir, sendo que a compra de imóvel é a maior preferência dos brasileiros. Em todas as edições do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) em parceria com o Datafolha desde 2017, o sonho da casa própria é o principal destino apontado para o dinheiro de investimento dos brasileiros.

Porém, para os investidores de primeira viagem, é preciso ter atenção no momento de fechar a compra. “Um dos principais problemas do mercado ainda é a desconexão entre expectativa e entrega. Em muitos casos, a comunicação comercial não reflete fielmente o que o projeto oferece, o que gera frustração no comprador”, destaca Guilherme Perez, CEO da Altus Empreendimentos, incorporadora de Sorocaba.

“Construtoras que desenvolvem produtos alinhados ao perfil do público, com plantas funcionais, lazer adequado e comunicação transparente, conseguem reduzir esses problemas e fortalecer a relação de confiança com o comprador”, complementa.

Uma boa pesquisa faz diferença
No momento de escolher o imóvel pela primeira vez, o especialista alerta que é necessária uma boa pesquisa envolvendo o local do empreendimento, se ele realmente atende às necessidades do comprador e se a construtora escolhida é confiável, além de realizar um bom planejamento financeiro.

“É preciso avaliar não apenas o preço, mas se o imóvel atende às necessidades atuais e futuras do comprador, considerando tipologia, localização e infraestrutura. Optar por empresas com reputação consolidada, transparência contratual e padrão construtivo garante mais segurança jurídica e previsibilidade. E também é preciso analisar a capacidade de pagamento, valor de entrada custos adicionais, como escritura e registro, por exemplo”, explica.

No momento de fazer a pesquisa, o CEO também ressalta que é indicado contar com a consultoria de um agente financeiro, que ajuda a entender as melhores condições de crédito e financiamento disponíveis.

Erros comuns
Pela falta de experiência na compra de imóveis, um erro comum cometido pelos clientes é a decisão por impulso, sem levar em consideração o planejamento financeiro e sem uma análise completa dos custos envolvidos.

Além disso, muitos compradores de primeira viagem também acabam se esquecendo de pesquisar a fundo a construtora, além de não lerem o contrato com atenção.

Segundo Perez muitos escolhem o imóvel apenas pelo preço e desconsideram a localização e potencial de valorização, deixando de ter um pensamento a médio e longo prazo.

“Muitas pessoas também adquirem imóveis que não acompanham possíveis mudanças de vida, como crescimento da família ou alterações na rotina de trabalho, o que pode gerar arrependimento no futuro”, ressalta o especialista.

Melhor tipo de imóvel
O executivo ainda destaca que existem tipos de imóveis mais indicados para cada perfil de comprador. Na hora de escolher, é preciso levar em consideração o momento de vida de cada um e o seu comportamento, para fazer a escolha mais assertiva.

“Para pessoas solteiras ou casais jovens, o melhor tipo de imóvel seriam os apartamentos compactos, bem localizados e com áreas comuns funcionais. Para os casais sem filhos, empreendimentos com plantas flexíveis, que permitam adaptação para home office ou ampliação futura são os mais indicados. No caso de famílias com um filho, indico os imóveis de 2 ou 3 dormitórios, com lazer completo, segurança e proximidade de serviços essenciais. Já para famílias maiores, a melhor indicação seria apartamentos mais amplos, com boa distribuição interna e foco em conforto”, explica.

“E para investidores, imóveis com alta liquidez, localização estratégica e potencial de valorização são a melhor opção”, acrescenta.

Mercado aquecido
O mercado imobiliário, em 2026, apresenta um cenário positivo e promissor, afirma Perez. Ele será impulsionado principalmente pela perspectiva de queda gradual da taxa de juros, o que melhora as condições de financiamento e amplia o acesso ao crédito.

“A expectativa é de crescimento nas vendas ao longo do ano, especialmente para empreendimentos bem localizados, com padrão construtivo sólido e projetos alinhados à realidade econômica atual. Nesse cenário, empreendimentos como o Altus Towers, localizado na avenida General Carneiro, em Sorocaba, tendem a se destacar, por reunirem localização estratégica, infraestrutura completa e uma proposta coerente com o momento do mercado”, considera.

Seguindo essa expectativa positiva para este ano, a Altus Empreendimentos projeta ao menos cinco novos lançamentos ao longo de 2026 apenas na região de Sorocaba.

“Teremos produtos pensados para diferentes perfis de compradores, reforçando a nossa atuação regional. Ao mesmo tempo, pensamos na possibilidade de expansão para outros mercados, acompanhando as transformações do comportamento do consumidor e a diversidade de demandas do mercado imobiliário contemporâneo”, conclui Perez.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *