Capacitação profissional: Espro oferece curso gratuito para jovens mulheres em Sorocaba

Capacitação profissional: Espro oferece curso gratuito para jovens mulheres em Sorocaba

Iniciativa tem propósito afirmativo e é destinada a jovens e adolescentes de 14 a 22 anos


O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade sem fins lucrativos que há 46 anos capacita adolescentes e jovens para o ingresso na vida profissional, está com inscrições abertas para uma nova turma do curso gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) com foco em Diversidade. A turma tem propósito afirmativo e é destinada exclusivamente a mulheres com idades entre 14 e 22 anos. As interessadas devem se inscrever por meio deste link.


Com início no dia 12 de maio, o curso será realizado na unidade do Espro em Sorocaba (Avenida Moreira César, 124 – Centro), com encontros presenciais no período da manhã (das 9h às 13h), de segunda a sexta-feira. Serão disponibilizadas 25 vagas, e durante os treinamentos, as participantes recebem auxílio-transporte, alimentação, uniforme, kit escolar e mochila.


O curso contempla 140h de capacitação, divididas em 35 encontros. Para além da formação em conteúdos técnicos essenciais ao mundo do trabalho, o programa oferece também uma oportunidade para as jovens desenvolverem competências socioemocionais e se engajarem em discussões sobre diversidade social e equidade de gênero.


Ao concluírem a trilha de treinamentos, as jovens poderão cadastrar seus currículos no banco de talentos do Espro, uma plataforma digital voltada para a candidatura a vagas em programas de Aprendizagem Profissional (Jovem Aprendiz), de Estágio e de vagas de entrada nas empresas parceiras da instituição.


Por meio de turmas do projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) financiadas com recursos próprios, o Espro vai oferecer neste ano 5 mil vagas para capacitação em todo o país. O número pode até dobrar com a confirmação de novas turmas patrocinadas por empresas parceiras.


Segundo monitoramento do Espro, os jovens que participaram dos cursos de FMT em 2024 apresentaram uma evolução de mais de 20% na autopercepção de segurança para a realização de entrevistas e no autoconhecimento profissional. Além disso, 64% afirmaram se sentir mais responsáveis e 87% disseram ter desenvolvido as habilidades necessárias para ingressar no mundo do trabalho.


Serviço: curso gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho para jovens mulheres.
Data: a partir de 12 de maio.
Horário: das 9h às 13h, de segunda à sexta-feira.
Local: Espro Sorocaba (Av. Moreira César, 124 – Centro, Sorocaba – SP, 18010-010).
Inscrições: pela internet, através deste link.


##

Sobre o Espro

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade contribui com seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar, erradicação da pobreza e parcerias e meios de implementação.

O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 46 anos de existência, a entidade encaminhou mais de 650 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,3 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.

O Espro tem 6 filiais e 56 unidades de atendimento regionais espalhadas pelo Brasil, alcançando 443 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *