Obras estruturais e estratégicas visam impulsionar o desenvolvimento econômico, tecnológico e urbano da região
As obras de ampliação do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) já atingiram mais de 55% e devem ser concluídas em junho de 2026. As melhorias estruturais e estratégicas têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico, tecnológico e urbano da região.
Somente em 2024 e 2025, o PTS captou mais de R$ 23 milhões para projetos de inovação, obras estruturais e fortalecimento do empreendedorismo. Entre os investimentos, destaca-se o aporte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que possibilitou a ampliação do Edifício Núcleo, com a construção de 3.500 metros quadrados adicionais. O novo espaço abrigará empresas, áreas de exposição e laboratórios avançados voltados à nanotecnologia e à indústria 4.0.
Outro avanço é a implantação do novo espaço da incubadora HUBIZ, viabilizado com recursos captados por meio do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai). O ambiente contará com área para pitch (tipo de apresentação de negócios), cabines de reunião e áreas de exposição. Com inauguração prevista para a primeira quinzena de dezembro de 2025, o local fortalecerá a integração entre empreendedores, pesquisadores e empresas.
Tubulação e vias
Além disso, já foi concluída a substituição integral de quase 900 metros de tubulação da rede de hidrantes. Segundo o presidente do PTS, Nelson Cancellara, a rede antiga estava comprometida pelo envelhecimento. Agora, a modernização do sistema garante segurança operacional, conformidade normativa e proteção patrimonial.
Em parceria com instituições públicas e privadas, houve, também, a abertura e requalificação de quase dois quilômetros de novas vias internas. Essas mudanças viabilizam o acesso aos terrenos que serão, futuramente, concedidos para instalação de novas indústrias, instituições de pesquisa e empresas.
O projeto inclui, ainda, a repavimentação de três vias. De acordo com Cancellara, essas medidas ampliam a atratividade do município e fomentam o desenvolvimento econômico regional. “O conjunto de intervenções melhora as condições de tráfego e mobilidade, essenciais ao desenvolvimento urbano planejado e à expansão do polo tecnológico.”
Centro de Exposição dos Produtores
O PTS também já finalizou a licitação para a construção do Centro de Exposição dos Produtores. O processo está, agora, na fase de apresentação de documentos pela empresa escolhida. Com mais de 1.000 m², o edifício começará a ser construído no primeiro trimestre de 2026 e deve ser entregue no primeiro trimestre de 2027. O espaço será destinado à exposição e comercialização de produtos regionais, eventos e feiras. Ele promoverá geração de empregos, fortalecimento da cadeia produtiva e atração de investimentos.
“Com todos esses investimentos, o Parque Tecnológico de Sorocaba reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a geração de oportunidades e a consolidação de Sorocaba como polo de referência nacional em ciência, tecnologia e inovação”, destaca Nelson Cancellara.
Instalação de empresas
Ainda dentro do seu projeto de expansão, o Parque Tecnológico está com edital aberto para empresas interessadas em se instalar na área externa. Além de incentivos fiscais, os residentes podem utilizar os terrenos cedidos por 50 anos, com pagamento apenas de taxas administrativas e condominiais. O edital com todas as informações pode ser conferido no link: https://www.parquetecsorocaba.com.br/instale-se/.
Sobre o PTS
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é um ambiente de inovação que visa fomentar o desenvolvimento de empresas e projetos tecnológicos na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Tem como objetivos principais promover tecnologias, bem como contribuir com o desenvolvimento social e econômico da RMS. Para tanto, cria um ambiente propício para a geração de empregos, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida da população.
O PTS atua nas áreas automobilística, de automação industrial, biociências, educação e pesquisa, energias renováveis e Tecnologia da Informação (TIC). Com aproximadamente 1,8 milhão de metros quadrados de área total, possui mais de 50 empresas instaladas e mais de 150 em seu ecossistema. Também trabalha em parceria com 19 instituições de ensino e apoia 70 startups.



