Além dos chocolates: Especialista explica como os negócios podem aproveitar a Páscoa para vender mais

Além dos chocolates: Especialista explica como os negócios podem aproveitar a Páscoa para vender mais

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais simbólicas do ano. Mais do que uma oportunidade para o setor de chocolates, esse período também representa uma excelente estratégia para diversos tipos de negócios aumentarem suas vendas e fortalecerem a relação com os clientes. Segundo a especialista em marketing e networking Karina Vieira, qualquer segmento pode se conectar com o espírito da data e criar ações impactantes.

“A Páscoa é uma data carregada de significado e emoção, e isso cria uma grande oportunidade para qualquer negócio, não só para quem vende chocolates. O segredo é entender como essa época do ano pode se conectar com o seu público e com a essência da sua marca”, explica Karina. “Um salão de beleza pode criar uma campanha de ‘Renovação de Páscoa’, incentivando as clientes a se cuidarem. Restaurantes podem apostar em um menu especial e até lojas de roupas podem lançar promoções com o tema ‘Presenteie com Amor’. O importante é trazer esse clima de celebração para a comunicação da marca”.

Entre as técnicas que podem impulsionar as vendas na Páscoa, Karina destaca o uso de gatilhos mentais, como escassez (“Edição limitada de Páscoa, só enquanto durarem os estoques!”), urgência (“Últimos dias para garantir seu presente com desconto!”) e conexão emocional (“Nada melhor do que celebrar momentos especiais com quem amamos”).

Para a aromaterapeuta Aline Reis Rossi, o segredo está em identificar oportunidades dentro do próprio negócio. Empreendedora da zona norte de Sorocaba, ela percebeu o potencial da data e criou um sabonete líquido feito com cacau 100% natural, acompanhado de um sachê perfumado. “A ideia é trazer para conhecimento a chocoterapia, que é ótima para a regeneração celular e o clareamento da pele (com uso frequente), além de despertar o prazer da vida. E na Páscoa, não precisa comer chocolate para ter esse prazer”, explica Aline.

O sachê perfumado, que complementa a experiência sensorial, exala o aroma doce da orquídea e pode ter sua fragrância renovada por mais de um ano. A estratégia de Aline funcionou tão bem que a produção praticamente se esgotou. “Percebi que poderia criar produtos com o cacau como base e oferecer seus benefícios sem que o cliente precisasse consumir o chocolate. E foi um sucesso! A edição limitada já está no fim e estou preparada para novos pedidos”, conta.

As redes sociais também desempenham um papel fundamental nessa empreitada. Karina ressalta a importância de criar conteúdo envolvente e interativo, como enquetes, desafios e vídeos curtos demonstrando os produtos ou serviços. “O segredo está em envolver o público! Mostrar os bastidores, compartilhar depoimentos de clientes e criar quizzes temáticos pode fazer toda a diferença para uma campanha de sucesso”, afirma.

Isso é o que Patrícia Feitosa, que tem um negócio de costura afetiva, está fazendo. Ao perceber a oportunidade de vender mais, ela desenvolveu uma sacolinha de tecido em forma de coelho, para que ao presentear com bombons e chocolates, tudo se torne ainda mais significativo. A empreendedora está usando as mídias digitais para isso. “Já postei nas redes sociais e agora faço um trabalho nos grupos que participo nos aplicativos de mensagens”, conta.

Para Karina, com criatividade, estratégia e um olhar atento às oportunidades, qualquer empreendimento pode transformar a Páscoa em um período de crescimento e fidelização de clientes.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *