A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) marcou presença no lançamento oficial do projeto ‘Conecta Elas’, reafirmando seu compromisso com ações de responsabilidade social e com o fortalecimento da rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade social, e vítimas de violência doméstica. Representada pela diretora-adjunta Fabiana de Paula, a entidade destacou sua atuação como apoiadora e parceira da iniciativa, que promove inclusão digital e segurança a mulheres com medidas protetivas deferidas pela Justiça.
O projeto garante que essas vítimas tenham acesso gratuito a aparelhos celulares doados pela população e preparados pelo Programa Metarreciclagem, com o aplicativo Protege Mulher já instalado e pronto para uso emergencial. Mais do que um instrumento tecnológico, o ‘Conecta Elas’ representa autonomia, segurança e acolhimento, permitindo que cada beneficiária tenha um canal direto e sigiloso de acionamento da rede municipal de proteção, que inclui o Centro de Referência da Mulher (Cerem) e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), entre outros órgãos parceiros.
Durante o evento, realizado no auditório da Biblioteca Municipal ‘Jorge Guilherme Senger’, a ACSO marcou sua posição como instituição que se coloca à frente dos debates relativos às causas que envolvam a sociedade e seus desdobramentos sociais. “Como entidade de classe, temos o dever de ir além do desenvolvimento econômico e empresarial. Acreditamos que o fortalecimento da mulher na sociedade também é fundamental para o crescimento sustentável da nossa cidade. Por isso, estamos engajados em iniciativas como o ‘Conecta Elas’, que aliam tecnologia, inclusão e segurança”, destacou Fabiana de Paula, representando a Associação na cerimônia.
A participação da ACSO evidencia o papel ativo da classe empresarial na construção de uma sociedade mais justa e segura. Para a instituição, apoiar projetos como este é uma forma concreta de contribuir com a transformação social, ao mesmo tempo em que se promove consciência cidadã e engajamento coletivo. A atuação conjunta com órgãos públicos e demais instituições parceiras reforça o impacto positivo das ações colaborativas.
Sobre
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, fundada em 20 de janeiro de 1922, foi criada por um grupo de empresários para defender os interesses da categoria. A ACSO faz parte da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que reúne 420 associações espalhadas por todo Estado e, por meio dela, integra a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), que congrega 27 federações estaduais, reunindo 2.200 associações que compõem uma rede que cobre todo o Brasil.



