A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) recebeu a visita do presidente do Fórum Empresarial Hispano-Brasileiro, Felipe Pousada Prado, que também preside a Associação dos Empresários Galegos de São Paulo (Aegasp) e esteve na sede da instituição para apresentar um evento que será realizado no dia 25 de setembro, no Bandeiras Centro Empresarial, em Votorantim. Ele foi recepcionado pelo vice-presidente Nilton Cezar.
Com foco na comunidade espanhola da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o encontro contará com diversos painéis dedicados ao fortalecimento das relações comerciais entre Espanha e Brasil. A programação irá abordar temas estratégicos, como leis internacionais, sistemas tributários, vistos, titularidade de contas jurídicas e outras oportunidades voltadas à internacionalização de empresas brasileiras. A presença do cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén, é aguardada pelos organizadores.
Durante o encontro, Felipe Pousada pediu o apoio da ACSO na divulgação e no suporte institucional ao evento. A Associação reconheceu a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico regional e confirmou sua parceria. Também esteve presente o diretor de Inovação do Bandeiras Centro Empresarial, Luiz Salmeron, que contribuiu com informações sobre a estrutura que receberá o encontro.
Para Nilton Cezar, a aproximação com o Fórum Empresarial Hispano-Brasileiro reforça a missão da ACSO de fomentar conexões estratégicas e oportunidades para os empreendedores locais. “Apoiamos iniciativas que ampliam o alcance dos nossos empresários e fortalecem laços internacionais. Essa parceria com a comunidade espanhola é uma ponte promissora para novos negócios e intercâmbio de conhecimento”, destacou o vice-presidente da instituição.
Conforme Felipe Pousada, o Fórum Empresarial é uma iniciativa da colônia espanhola no Brasil, que busca apresentar os diferenciais econômicos e geográficos das comunidades autonômicas espanholas. O objetivo é conectar empresas brasileiras aos incentivos e vantagens oferecidos pela Espanha, considerada hoje não apenas um destino de negócios, mas uma verdadeira porta de entrada para o mercado europeu.
Com o apoio da ACSO e o envolvimento de lideranças empresariais da RMS, como o Sebrae, a expectativa é que o evento atraia empreendedores interessados em expandir suas fronteiras e compreender melhor os caminhos para a internacionalização. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, e mais detalhes serão divulgados nas próximas semanas.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.