O diretor titular e o primeiro vice-diretor do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos e Mario Tanigawa, respectivamente, participaram na última terça-feira (12), do “Dia da Alemanha na Facens”, realizado no auditório do Centro Universitário Facens, com tema: “Hidrogênio Verde: Tendências de Mobilidade”. O evento fez parte da celebração dos 200 anos de imigração alemã no Brasil e foi realizado em parceria com a VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha).
O encontro contou com palestras de especialistas da área, como: Bernd dos Santos Mayer, coordenador de Inovação em Hidrogênio Verde na GIZ Brasil; Adriano Piotto, líder de Sistema e Solução de Vendas para Eletrificação e Automação na Simens; Robert Madersdorfer, diretor industrial da Lanxess Indústria Química; Dennis Grunert e Johann Philip Abramowski, ambos membros do Departamento de Qualidade e Produção no Fraunhofer Institute e Francine Camelim, representante da DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) em São Paulo.
De acordo Syllos, o evento foi importante para debater um tema que é relevante para as indústrias, principalmente do setor automobilístico. “Encontros como esse são muito valiosos. A Facens reuniu representantes da academia e das indústrias para debater um tema que é crucial para a mobilidade e para o meio ambiente, o hidrogênio verde. O Ciesp defende que a tecnologia dos carros híbridos é um caminho para reduzir ou até eliminar a emissão de gás carbônico nos próximos anos. Esse debate também foi fundamental para entendermos as possíveis soluções para o enfrentamento da crise climática e os projetos de cooperação entre o Brasil e a Alemanha que hoje estão em andamento”, destacou o diretor do Ciesp.
Também participaram do encontro a diretora de Estratégia e Inovação da Facens, Thais Beldi, o presidente do Grupo Splice, Antônio Roberto Beldi, a reitora do Centro Universitário Facens, Patrícia Klhar, entre outras autoridades.
Sobre o Ciesp
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.
A Regional Sorocaba, que completou 74 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.
A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.
Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.ciespsorocaba.com.br. Siga o CIESP Sorocaba nas redes sociais: @ciespsorocaba.