O auditório da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi palco de um encontro marcante entre mais de 120 advogados, que participaram da palestra do professor e advogado Cristiano Pinto Ferreira, conhecido como Advogado 10X. Especialista em Inteligência Artificial aplicada ao Direito, Cristiano trouxe uma visão inovadora sobre o futuro do empreendedorismo advocatício. Durante o evento, que contou com a parceria da OAB de Sorocaba e Votorantim, ele apresentou como a IA pode ser uma ferramenta essencial para a modernização do setor, contribuindo para a robustez do trabalho jurídico, otimização de tempo, automação de procedimentos e agilidade no marketing digital.
Cristiano Pinto Ferreira iniciou sua palestra com uma provocação instigante. “Em que mundo está a sua advocacia agora?”. Ele comparou a IA à eletricidade, uma revolução tecnológica imprescindível no dia a dia. Ao explorar o impacto da automação, destacou que a IA oferece aos advogados a oportunidade de “ganharem mais, trabalhando menos, trabalhando de forma mais inteligente”. Para o professor, a chave do sucesso na nova era do Direito é entender que “é o advogado que lapida a máquina”.
O uso de IA na advocacia foi abordado em termos práticos, com foco na geração de textos legais e no aprimoramento de documentos. Segundo o Advogado 10X, a capacidade da IA de “gerar textos, a partir de outros textos, partindo de nossos textos”, é um dos aspectos mais transformadores da tecnologia. Ele destacou que essa tecnologia pode simplificar processos e permitir que advogados dediquem mais tempo às questões estratégicas de seus casos, ao invés de tarefas repetitivas.
Outro ponto central da palestra foi a diferença entre a chamada Inteligência Artificial fraca e forte. Cristiano explicou que a IA fraca não possui a capacidade de reproduzir o pensamento humano de forma plena, enquanto a IA forte é desenvolvida exatamente para replicar esse tipo de raciocínio. Ele enfatizou, que, embora a IA não substitua a inteligência e o julgamento humano, ela pode aumentar exponencialmente a produtividade dos escritórios de advocacia.
Nilton Cezar, vice-presidente da ACSO, ressaltou a importância do evento e a relevância do tema para o futuro da advocacia. “A Inteligência Artificial está transformando o modo como os profissionais do Direito operam. É fascinante ver como a tecnologia pode otimizar processos e melhorar a qualidade do trabalho. Aqui na ACSO, acreditamos que a capacitação contínua e o uso inteligente das ferramentas tecnológicas são essenciais para o sucesso das novas gerações de advogados”.
O evento foi considerado um sucesso pelos participantes, que saíram com uma nova perspectiva sobre como inovar em suas práticas diárias.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
TikTok ACSO: @acsorocaba
TikTok Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Threads ACSO: @acsorocaba
Threads Conselho Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Site: www.acso.com.br