Atendimento da GCM ajuda mãe a salvar bebê que estava engasgado

Atendimento da GCM ajuda mãe a salvar bebê que estava engasgado

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, por meio de orientações por telefone, auxiliou uma mãe a salvar a vida de sua filha, de apena um mês de vida. A bebê estava engasgada, a mãe não sabia como proceder e acionou a GCM via telefone 153, que passou as orientações sobre como proceder em situações desse tipo. O caso aconteceu no início da tarde de segunda-feira (2), na Vila Nova Sorocaba, Zona Norte da cidade.

A mulher, de 26 anos de idade, em estado de desespero, disse ao atendente da GCM que a criança estava engasgada, possivelmente com a própria saliva, sem respirar e que ela não sabia o que fazer. O guarda em serviço, então, orientou como fazer o procedimento chamado Manobra de Heimlich, com cuidado para não ferir a bebê.

Nesse tipo de procedimento, utilizam-se as mãos para fazer pressão na região entre o umbigo e o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca tosse forçada e faz com que algum objeto ou substância seja expelido dos pulmões.

Após executar a manobra, ainda em pânico, a mãe dizia que a bebê continuava sem respirar, momento que o atendente da GCM recomendou que ela desse seguidos sopros leves na boca da criança, com cuidado e devagar. Após essa tentativa, a bebê começou a chorar, o que é um indicativo de que as vias respiratórias foram desobstruídas.

A mãe, que chorava durante a ligação, informou que a bebê voltou a respirar e ficou mais tranquila. Ao passo que uma equipe da GCM já tinha sido encaminhada para atendimento de emergência ao endereço da mulher.

A guarnição, após chegar à Vila Nova Sorocaba, decidiu conduzir a mãe e a criança à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Norte, para que a criança recebesse os devidos cuidados médicos complementares, tendo recebido alta médica no mesmo dia.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *