Ex-ministro Almir Pazzianotto encerra comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho com palestra no Ciesp Sorocaba 

Ex-ministro Almir Pazzianotto encerra comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho com palestra no Ciesp Sorocaba 

Encerrando as comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba, o ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Almir Pazzianotto, participou na manhã da última sexta-feira (30/08), de um encontro na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Sorocaba.

O evento contou com a participação de empresários e autoridades, como o vice-presidente administrativo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região,desembargador José Otávio de Souza Ferreira; o vice-presidente da subseção da OAB em Sorocaba, João Paulo Milano; o diretor do Fórum Trabalhista de Sorocaba, Valdir Rinaldi Silva; o diretor titular e o primeiro vice-diretor do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos e Mario Tanigawa, respectivamente; a diretora jurídica do Ciesp, Andrea Valio, a ex-juíza do Trabalho de Sorocaba, Maria Cristina Zamunér, entre outras autoridades.

No encontro, Pazzianotto ministrou a palestra “A Construção da Sorocabana e a Criação da Justiça do Trabalho” e fez um paralelo entre os dois fatos históricos. “Sorocaba foi uma das primeiras cidades do País a receber a Justiça do Trabalho. Em 1943, Getúlio Vargas criou oito juntas de conciliação do trabalho no País, sendo que Sorocaba foi uma das cidades escolhidas no estado de São Paulo a receber uma vara da Justiça do Trabalho, a qual foi instalada em 31 de agosto de 1944”, explicou.

Segundo o ex-ministro do Trabalho, a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) foi um capítulo fundamental do desenvolvimento de Sorocaba e do estado de São Paulo. “Tanto para o transporte de pessoas quanto de cargas, a Sorocabana teve um papel crucial, mas junto com o desenvolvimento tiveram também muitas questões trabalhistas, principalmente com mortes de trabalhadores devido a um surto de febre amarela, evidenciando o importante papel da Justiça do Trabalho”, completou.

Para o vice-presidente administrativo do TRT-15, desembargador José Otávio de Souza Ferreira, o evento no Ciesp Sorocaba encerrou com chave de ouro a semana comemorativa. “Hoje encerramos as comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba. Foi uma semana muito importante e histórica. Essa palestra no Ciesp Sorocaba vem coroar as comemorações de forma excepcional”, destacou.

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly de Syllos, a união do setor empresarial com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e suas coligadas é muito importante. “O Brasil está em um momento em que o diálogo e a união de forças são fundamentais para o nosso desenvolvimento. Sorocaba cresceu focada no setor industrial e o papel do Ciesp, como representante desse setor, é o de ser um interlocutor entre os sindicatos, as empresas e a Justiça do Trabalho, em prol da geração de emprego e da sociedade como um todo.”

No final do evento, o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly de Syllos e a diretora jurídica do Ciesp, Andrea Valio, entre outras autoridades, foram agraciados com a moeda comemorativa dos 80 anos.  Syllos e Valio também participaram da escrita do livro comemorativo intitulado “80 anos da Justiça do Trabalho de Sorocaba – celebrando o passado, vivenciando o presente, construindo o futuro”.

Sobre o Ciesp

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que completou 74 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.

A sede do Ciesp Sorocaba fica na Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, no Alto da Boa Vista. Outras informações pelo site www.ciespsorocaba.com.br ou pelos telefones (15) 4009-2900 e (15) 991785674 (WhatsApp).

Siga o CIESP Sorocaba nas redes sociais: @ciespsorocaba.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *