Iniciativa oferece 12 vagas para empreendedores, fundadores de startups e universitários de todo o Brasil
O prazo para empreendedores, estudantes universitários e fundadores de startups se inscreverem no programa de Pré-Incubação 2026 da HUBIZ, incubadora do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), termina dia 1º de fevereiro. Há 12 vagas para todo o Brasil e as inscrições devem ser feitas pelo site: www.parquetecsorocaba.com.br/programas/hubiz. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 27 de fevereiro.
Para participar do programa voltado a empreendimentos de base tecnológica ou científica com características inovadoras, o fundador do negócio emergente deve ser cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no País. Além disso, todos os integrantes da equipe precisam ter 18 anos ou mais. A constituição formal de empresa, com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), não é obrigatória.
Para garantir a validação da candidatura, o inscrito deve preencher o formulário digital, enviar um pitch deck (apresentação curta e visual sobre a empresa) e os currículos tanto do proponente, quanto dos sócios. A escolha se baseará em três critérios principais: características da solução tecnológica, aspectos mercadológicos e equipe.
“Missões” estratégicas
Em alinhamento com a Nova Política Industrial Brasileira, o processo seletivo dará prioridade a projetos que atendam a cinco “missões” estratégicas:
1. Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética;
2. Complexo econômico-industrial da saúde resiliente, para reduzir vulnerabilidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso à rede
3. Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e bem-estar nas cidades;
4. Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade, com foco em Inteligência Artificial (IA), IoT (Internet das Coisas) e automação;
5. Bioeconomia, descarbonização, transição e segurança energéticas para garantir recursos para as futuras gerações.
Modalidades de participação
O programa de Pré-Incubação oferece duas modalidades de participação: residente, em que uma sala compartilhada pode ser utilizada, e não residente, que não conta com espaço físico exclusivo na incubadora. As condições para adesão a cada uma estão descritas no link de inscrição.
Independentemente da categoria, os selecionados terão direito a benefícios como ambiente virtual, acesso a trilhas formativas, eventos de inovação, mentorias, apoio tecnológico e mercadológico, além de contato com o ecossistema Hubiz/PTS.
Cronograma
O cronograma da seleção está dividido da seguinte forma:
• 1º de fevereiro: prazo final para inscrição;
• 2 a 5 de fevereiro: análise dos projetos pelos pareceristas;
• 9 de fevereiro: divulgação das empresas elegíveis para a banca final;
• 10 a 12 de fevereiro: prazo para apresentação de recursos;
• 13 de fevereiro: emissão de pareceres sobre os recursos;
• 17 de fevereiro: workshop de pitch;
• 24 e 25 de fevereiro: banca final;
• 27 de fevereiro: divulgação do resultado no site do Parque Tecnológico.
Após a conclusão de todo esse processo, as empresas selecionadas iniciarão as atividades no programa de Pré-Incubação em 10 de março.
Pré-incubação
A pré-incubação, primeira etapa do programa de Incubação, tem como foco a validação do modelo de negócio das startups. Nela, o empreendedor aprofunda a compreensão do problema e da solução do projeto, realizando os primeiros testes do protótipo diretamente com os usuários antes do lançamento no mercado. Esta etapa dura até 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12.
Segundo o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, o programa de Pré-Incubação da Hubiz é uma das principais portas de entrada para quem deseja transformar uma ideia inovadora em um negócio estruturado e competitivo. “Acreditamos que a inovação precisa de método, apoio técnico e conexão com o ecossistema para gerar impacto real. Ao oferecer mentorias, capacitação e acesso a uma rede qualificada, contribuímos para que novos empreendedores estejam mais preparados para os desafios do mercado e para o desenvolvimento tecnológico do País”, destaca.
Sobre o PTS
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é um ambiente de inovação que visa fomentar o desenvolvimento de empresas e projetos tecnológicos na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Tem como objetivos principais promover tecnologias, bem como contribuir com o desenvolvimento social e econômico da RMS. Para tanto, cria um ambiente propício para a geração de empregos, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida da população.
O PTS atua nas áreas automobilística, de automação industrial, biociências, educação e pesquisa, energias renováveis e Tecnologia da Informação (TIC). Com aproximadamente 1,8 milhão de metros quadrados de área total, possui mais de 50 empresas instaladas e mais de 150 em seu ecossistema. Também trabalha em parceria com 19 instituições de ensino e apoia 55 startups.



