Aberta oficialmente em dezembro, a atividade acontece apenas durante o curto período da safra
A tradicional temporada de passeios ao pomar de lichias do Parque Maeda, em Itu (SP), entra em sua reta final. Com encerramento previsto para o próximo domingo (25), esta é a última oportunidade desta safra para o público vivenciar a experiência de colher a fruta diretamente do pé e apreciar seu sabor fresco em meio ao ambiente rural.
Aberta oficialmente em dezembro, a atividade acontece apenas durante o curto período da safra e já se consolidou como uma das experiências mais aguardadas pelos visitantes.
Além de conhecer de perto o cultivo da fruta, os visitantes vivenciam uma experiência típica de turismo rural, que valoriza o contato direto com a natureza, o aprendizado sobre agricultura e a vivência em um ambiente tranquilo e arborizado.
O ingresso para o passeio ao pomar custa R$ 30 por pessoa, com consumo liberado no local. Para quem deseja levar a fruta para casa, as lichias colhidas podem ser adquiridas por R$ 25 o quilo.
De origem asiática, a lichia (Litchi chinensis) é conhecida pela polpa branca, sabor adocicado e casca avermelhada. Rica em vitamina C, fibras e antioxidantes, a fruta tem alta valorização no mercado, especialmente durante os meses de safra. No Brasil, a cultura vem ganhando espaço graças à boa adaptação às condições climáticas de regiões com inverno seco e verão quente.
Produção em alta nesta safra
O pomar de lichias do Parque Maeda conta com mil árvores da variedade bengal, distribuídas em uma área de 50 mil metros quadrados. A expectativa é colher entre 45 e 50 toneladas nesta temporada, quase o triplo do volume registrado na safra anterior.
Segundo o engenheiro agrônomo Kazuo Kawakami, a produtividade está diretamente ligada aos cuidados adotados ao longo do ano. O manejo inclui adubação orgânica realizada três vezes ao ano, irrigação individual das plantas durante o período de florescimento, podas para formação da copa e técnicas como o anelamento de galhos, que auxiliam na indução do florescimento. O ponto ideal de colheita é identificado quando a fruta apresenta coloração vermelha intensa e uniforme, sendo a retirada feita manualmente para preservar os cachos.
Acesso ao passeio
O passeio ao pomar funciona até o fim da safra, de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h. Para participar, é necessário adquirir o Passaporte Day Use ou a entrada avulsa do parque, além do ingresso específico para acesso ao pomar. Crianças de até quatro anos, acompanhadas de um adulto pagante, têm acesso gratuito.
A confirmação da disponibilidade do passeio deve ser feita pelos telefones (11) 2118-6200 ou (11) 94303-9767.
Além de conhecer de perto o cultivo da fruta, os visitantes vivenciam uma experiência típica de turismo rural, que valoriza o contato direto com a natureza |
O pomar de lichias do Parque Maeda conta com mil árvores da variedade bengal, distribuídas em uma área de 50 mil metros quadrados |
Sobre o parque
O Maeda conta com infraestrutura completa de lazer e hospedagem ao visitante, incluindo pesqueiro, um dos maiores restaurantes self-services do país e um dos maiores jardins japoneses do Brasil. É possível ter acesso ao Parque Maeda pelo passaporte day use. O passaporte é um pacote que já inclui o almoço, passeios como jardim japonês, árvore gigante e rodas d’água, parque aquático, pesca esportiva, passeios de trenzinho e de teleférico, pedalinho e quadriciclo. Com o passaporte day use, o almoço é à vontade com uma grande variedade de pratos quentes, comida japonesa e bebida não alcoólica. O passaporte pode ser adquirido antecipadamente pelo site.
O parque aquático do Maeda tem piscinas com toboáguas para crianças e adultos e conta com o apoio e a segurança de monitores e salva-vidas. Há, ainda, passeios a cavalo e voo de helicóptero por todo o perímetro do parque. A vista panorâmica é incrível e atrai muita gente.
Pesca esportiva e hospedagem
Para quem gosta de pesca esportiva, o Maeda é o lugar certo. O complexo de lazer tem diversos espaços para a prática da pesca, sendo eles: Tancão, Tanques de Engorda, Caiaque Fishing e tanques do próprio parque. Em todos eles é possível fisgar espécies diferenciadas em meio a uma exuberante paisagem natural, repleta de verde e ar fresco.
Para ter uma experiência ainda mais bacana e aproveitar com calma, hospede-se na Pousada Maeda. A pousada já conta com uma piscina privativa e fica ao lado do Parque Maeda. Há apartamentos e chalés para casais e famílias com banheiro, TV, frigobar e roupas de cama e banho.
SERVIÇO:
WhatsApp: (11) 94303-9767
Telefone: (11) 2118-6200
Endereço: Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia, Km 18 – Itu/SP
Site: www.parquemaeda.com.br



