Fim das férias, começo dos negócios: enquanto o litoral esvazia, Sorocaba mantém hotéis aquecidos em janeiro com turismo de negócios
@wesleycarlosfotografo

Fim das férias, começo dos negócios: enquanto o litoral esvazia, Sorocaba mantém hotéis aquecidos em janeiro com turismo de negócios

Após o pico sazonal do fim de ano, viagens corporativas passam a liderar a demanda

Após o período de festas de fim de ano, tradicionalmente marcado por alta na ocupação hoteleira, o turismo de negócios deve seguir como principal fator de ocupação dos hotéis em Sorocaba (SP) neste início de 2026.

Dados do setor indicam que o fim de ano segue como uma das épocas de maior demanda para a hotelaria brasileira. No Litoral Paulista, a lotação chegou a 77% no Natal e superou 96% no Réveillon 2025/2026, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Em São Sebastião (SP), o Observatório Municipal de Turismo apontou média de 86,16% de lotação entre os dias 24 e 28 de dezembro. 

Passado esse pico sazonal, a expectativa para janeiro é de transição no perfil da demanda. Em cidades com forte atividade industrial e de serviços, como Sorocaba, no interior de São Paulo, viagens corporativas, treinamentos e estadas prolongadas de profissionais tendem a manter o fluxo de hóspedes.

No eSuites Transamerica Sorocaba, hotel com perfil predominantemente corporativo, cerca de 70% das hospedagens já reservadas para o mês  de janeiro estão associadas a compromissos profissionais.  O movimento envolve executivos e representantes comerciais vindos, principalmente, da capital paulista e de outros municípios do interior.

“A tendência é que o turismo de negócios funcione como um fator de equilíbrio para a hotelaria no início do ano. Enquanto o lazer se concentra nas festas e férias, a agenda corporativa segue ativa logo no primeiro trimestre”, avalia Patrícia Xavier, diretora da Suíte Inn, administradora do hotel.

A ocupação do hotel nesse período não se restringe apenas às estadias. Salas corporativas e espaços de coworking são diariamente alugadas por empresas da região. “Com a consolidação do Home Office, não é raro as empresas não terem uma sede fixa. Então, elas procuram esse tipo de espaço onde possam realizar suas dinâmicas presenciais”, explicou Xavier. 

Um destaque do hotel é a Central de Negócios, com espaços moduláveis e equipados para reuniões, videoconferências, treinamentos e workshops corporativos. O hotel oferece café da manhã, academia, lavanderia self-service, além de um diferencial que chama a atenção: um estúdio profissional para gravação de podcasts.

A localização estratégica, na Avenida Afonso Vergueiro, região central, ao lado de importantes comércios e vias de acesso, também é um atrativo. O eSuites Transamerica Sorocaba possui mais de 100 apartamentos amplos, todos equipados com sofá, mesa de jantar e cozinha completa — incluindo geladeira ou frigobar, fogão, micro-ondas e utensílios.

Estrutura de lazer

O eSuites Transamérica Sorocaba acaba de passar por um importante retrofit que marca a nova fase do empreendimento.  O hotel ganhou um novo lobby, um confortável lounge com piano-bar, salão de jogos, além da área de lazer completamente repaginada e que, agora, conta com piscina e um espaço kids integrado. O estacionamento também recebeu melhorias e oferece uma sala VIP e serviço de valet 24 horas.

O restaurante para o jantar funciona diariamente, das 18h às 22h, em sistema buffet self-service, com opções variadas e frescas. O cardápio inclui oito tipos de saladas, quatro acompanhamentos quentes, arroz, feijão, uma proteína do dia e uma sobremesa, além de grelhados premium mediante pedido.

O buffet tem valor fixo de R$ 49 e o cliente pode incrementar a refeição com cortes selecionados, como picanha, entrecôte, mignon, filé de frango e bisteca suína, preparados na hora.

SERVIÇO

 Hotel eSuites Transamerica Sorocaba

 Endereço: Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 2430 – Vila Augusta – Sorocaba/SP

 Reservas: (15) 99747-1077 / (15) 3222-5236

 Redes Sociais: @esuitessorocaba

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *