Inscrições estão abertas até 30 de novembro
A Planeta Run já tem uma nova data: 11 de janeiro de 2026. A prova foi remarcada devido ao incêndio de grandes proporções ocorrido recentemente na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), que permanecerá fechada para eventos até o final deste ano. Todos os atletas já inscritos anteriormente estão automaticamente confirmados para a nova data e um lote extra e limitado de vagas está disponível até 30 de novembro para novos participantes.
As inscrições podem ser feitas no site planetarun.com.br, onde também é possível consultar o regulamento e a taxa de participação. A retirada de kits acontecerá no dia 10 de janeiro (sábado), das 9h às 18h, na Central de Decorados, que fica na avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1150, no Campolim. Dúvidas, solicitações de transferência ou outros pedidos podem ser enviados até 31 de outubro de 2025 por e-mail.
A prova
O local escolhido para a Planeta Run é uma atração à parte: a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) é um dos maiores ecossistemas de Mata Atlântica existentes do interior do Estado de São Paulo.
A largada da prova, que terá subidas e descidas no piso de terra e grama, será ao lado da Casa das Armas Brancas, uma importante edificação que foi construída entre 1879 e 1886.
A Planeta Run terá um percurso de 7,7 km para corredores iniciantes e de nível avançado. A idade mínima para participar é de 16 anos e as vagas também estão disponíveis para os atletas PCD (portadores de necessidades especiais), de forma individual ou em equipes.
O evento é realizado pela Construtora Planeta, que tem o esporte em seu DNA e há muitos anos incentiva a prática de exercícios físicos e a adoção de hábitos saudáveis. “A Planeta Run é mais do que uma corrida. Ela é a expressão viva do compromisso da Construtora Planeta com a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade”, destaca Ricardo Guimarães, presidente do Conselho de Administração da Construtora Planeta.
A Flona
Sede da antiga Fazenda Ipanema, em Iperó, a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente. O local abriga construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira que contribuíram para a origem de várias cidades da região de Sorocaba e o desenvolvimento do Brasil. Na década de 1860, a Flona recebeu visitas de Dom Pedro II.
A unidade de conservação recebe visitantes, que podem percorrer trilhas destinadas à prática esportiva, observar a vida silvestre e reunir a família para sessões de fotos e piqueniques aos finais de semana.
Sobre a Planeta
Com 27 anos de história, a Construtora Planeta é a principal referência do mercado imobiliário de Sorocaba (SP) e a 31ª maior construtora do país (Ranking Intec 2025). Tem um portfólio de 67 empreendimentos entregues com excelência, que fazem dela a marca mais lembrada da cidade no segmento, segundo as pesquisas Top of Mind 2025 (Ipeso) e Ipecs/FUA. A empresa é reconhecida por seu foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade, sendo responsável por marcos arquitetônicos e urbanísticos como o Ícone Planeta, o prédio mais alto do interior do Brasil e vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024, e o Planeta Square Garden, o primeiro e maior complexo multiuso da região.



