A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) participou ativamente do lançamento do programa ‘Bairro Empreendedor’, realizado na noite da terça-feira (2), na Igreja Quadrangular do Jardim Josane, região de Aparecidinha. O evento reuniu 87 moradores da comunidade interessados em conhecer os incentivos e apoios oferecidos pela Prefeitura para fomentar o empreendedorismo nos bairros da cidade.
Representando a ACSO, o vice-presidente Nilton Cezar ministrou uma palestra e destacou o papel do associativismo e da formalização como ferramentas essenciais para o desenvolvimento dos pequenos negócios. “Nós podemos, através de ferramentas libertadoras, progredir enquanto empresários. Por isso, é importante estarmos legalizados, e o MEI [Microempreendedor Individual] é um caminho para isso”. Ele ressaltou o papel da ACSO no fortalecimento do empreendedorismo e dos negócios, sinalizando que comerciante unido “é mais forte”.
O programa ‘Bairro Empreendedor‘ tem como objetivo descentralizar o atendimento e aproximar os serviços de capacitação e suporte aos micro e pequenos empreendedores dos bairros sorocabanos. A iniciativa contempla cursos, orientações, feiras e outras ações práticas, com foco na valorização do comércio e no fortalecimento da economia de base comunitária. A programação será sempre realizada em parceria com igrejas, escolas, associações e terá o apoio do Poder Público Municipal, que busca envolver ativamente a comunidade no processo de transformação econômica local.
Além da ACSO, o evento de lançamento contou com a presença de autoridades e especialistas da área. Estiveram presentes o secretário municipal de Empreendedorismo, da Micro Empresa e da Empresa de Pequeno Porte (Semepp), Fernando Marques; o secretário municipal de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional, Péricles Régis; a consultora de negócios do Sebrae, Priscila Rabano Budemberg, e os vereadores Ítalo Moreira e Rogério Marques.
A presença da ACSO reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável dos bairros de Sorocaba, promovendo iniciativas que aproximem os empreendedores de oportunidades reais de crescimento. “O ‘Bairro Empreendedor’ surge como mais um passo importante nessa jornada de transformação, inclusão e fortalecimento do pequeno empresário”, concluiu o vice-presidente Nilton Cezar.
Sobre
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, fundada em 20 de janeiro de 1922, foi criada por um grupo de empresários para defender os interesses da categoria. A ACSO faz parte da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que reúne 420 associações espalhadas por todo Estado e, por meio dela, integra a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), que congrega 27 federações estaduais, reunindo 2.200 associações que compõem uma rede que cobre todo o Brasil.