CineSolar chega em Capela do Alto (SP) no dia 14/08, com sessões de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações gratuitas para

CineSolar chega em Capela do Alto (SP) no dia 14/08, com sessões de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações gratuitas para

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado no Ginásio de Esportes de Cercadinho, em Capela do Alto, com evento único na quinta-feira (14/08), a partir das 18h30.

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Capela do Alto, na quinta-feira (14/08), a partir das 18h30, no Ginásio de Esportes de Cercadinho (Estrada Municipal Juvenal Moreira de Lara, 150 – Cercadinho), com atividades para toda a família. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação “Robô Selvagem”. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.

            A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL, realização da Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

            “O CineSolar nasceu para democratizar o acesso à cultura e espalhar consciência ambiental de forma leve, gratuita e movida a energia limpa. Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Vivendo numa realidade onde apenas 9% das cidades brasileiras tem cinema — e quando tem não são passeios tão acessíveis —, levar essa sessão significa mais do que assistir a filmes, é sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

            O cinema opera através de um furgão: uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

            O Circuito CPFL 2025 está sendo realizado no estado de São Paulo. As sessões de cinema também contam com filmes que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa.

            “As atividades do CineSolar, apoiado por nós por meio da frente Circuito CPFL, democratizam o acesso à cultura para as nossas comunidades. Além de poder vivenciar a alegria que as telonas proporcionam, a iniciativa também desperta a consciência para um desenvolvimento mais sustentável ao disponibilizar oficinas de educação ambiental para as crianças e jovens ali presentes”, destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

            Com ações em conjunto com a UNESCO no Brasil, o CineSolar também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). E também colabora na iniciativa #EDUCASTEM2030, realizada de forma pioneira no país para a mobilização de meninas e mulheres nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática).

            “A UNESCO considera fundamental promover o acesso das meninas e das mulheres às carreiras científicas. O projeto #EDUCASTEM2030 busca combater a exclusão de meninas e mulheres nas áreas de STEM para construir um futuro mais democrático, justo e sustentável. A parceria com o CineSolar é essencial para levar conteúdo de qualidade, por meio do audiovisual, para populações com dificuldades de acesso à cultura e, ao mesmo tempo, promover a educação nas áreas de STEM”, afirma a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

            O CineSolar foi desenvolvido pela Brazucah Produções e, há 12 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema. Já realizou cerca de 2730 sessões (com exibição de 290 filmes) e 780 oficinas, para 397 mil pessoas de 890 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS, já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

            O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas de CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de 262 árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de preservação permanente, no município de Garça (SP). Também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, e conta com a parceria institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil e parceria solar da Clarios — com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária —, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar.

Programação – Capela do Alto (SP)

📍 Local: Ginásio de Esportes de Cercadinho – Estrada Municipal Juvenal Moreira de Lara, 150 – Cercadinho

🌧 Em caso de chuva: o mesmo local

📅 Data: quinta-feira, 14 de agosto de 2025

🕡 18h30 – Sessão de curtas-metragens ambientais

🕢 19h30 – Filme: Robô Selvagem

Apoio local: Prefeitura Municipal de Capela do Alto, por meio do Departamento de Cultura e Turismo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *