Conservatório de Tatuí celebra 71 anos de fundação com uma intensa programação cultural

Conservatório de Tatuí celebra 71 anos de fundação com uma intensa programação cultural

Entre os dias 11 e 17 de agosto, a semana de aniversário trará grandes nomes da música, como Sandra Sá, André Mehmari, Clarice Assad e Vanessa Moreno, que se apresentam ao lado dos Grupos Artísticos da instituição; agenda terá ainda master classes, sessões gratuitas de cinema e muito mais

Sandra Sá

Foto: Divulgação

Em agosto, o Conservatório de Tatuí prepara uma programação recheada de atrações para comemorar seus 71 anos de fundação. Entre os dias 11 e 17, se apresentam os Grupos Artísticos da escola, que sobem ao palco do Teatro Procópio Ferreira ao lado de grandes nomes do cenário musical brasileiro, como Sandra Sá, André Mehmari, Clarice Assad, Hilda Maria, entre outros. Ao longo do mês, a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e teatro da América Latina, promove ainda outras atividades como as sessões de cinema do ‘Cine Bibi’, recitais de estudantes, master classes, roda de choro e muito mais. Para eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na Bilheteria do Teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

O mês inicia no dia 2, às 17h, com a exibição de ‘Sinfonia de Paris’, no ‘Cine Bibi’. O musical estrelado por Gene Kelly narra as aventuras de três amigos em busca de trabalho em Paris, mas as coisas se complicam quando dois deles se apaixonam pela mesma mulher. Com patrocínio do Instituto da Motiva, a Camerata de Violões sobe ao palco do Teatro Polytheama, em Jundiaí, às 19h, do dia 8. Sob a coordenação de Diego Salvetti, o grupo apresenta um repertório especial repleto de músicas da pianista e compositora brasileira Clarice Assad, que tocará ao lado do grupo na semana de aniversário do Conservatório de Tatuí.

No dia 10, a partir das 10h, a instituição promove o ‘Encontro de Piano do Conservatório de Tatuí’. Com a coordenação de Fanny de Souza Lima, o evento contará com diversas atividades, entre elas duas palestras com a convidada Lucia Barrenechea, uma master class com André Mehmari e um concerto de encerramento com a participação de estudantes de piano da escola.

Na terça-feira, dia 19, às 19h30, o ‘Cine Bibi’ exibe o musical ‘Agora seremos felizes’, dirigido por Vincente Minelli. O longa estrelado por Judy Garland conta a história da família Smith, formada majoritariamente por mulheres em diferentes momentos de suas vidas. Porém, tudo muda quando o pai revela que foi transferido a trabalho para Nova Iorque. Dia 24, às 16h, no Teatro Procópio Ferreira, Caio Ferraz Oliveira realiza seu recital de harpa solo. Durante a apresentação, o músico conduz o público em um mergulho sensível ao universo da harpa sinfônica.

Dia 25, às 9h e 13h, o Conservatório de Tatuí promove uma master class com o fagotista Fábio Cury e com o guitarrista Budi Garcia, respectivamente. Ambos os eventos terão transmissão ao vivo pelo canal oficial do YouTube da instituição. Na terça-feira, dia 26, às 17h, será realizada mais uma edição da ‘Roda de Choro’, desta vez com a participação da clarinetista Thamires Cunha. Na mesma data, o projeto ‘Cine Bibi’ exibe a ópera ‘Nabucco’, de Giuseppe Verdi. A montagem em quatro atos e libreto de Temistocle Solera narra a difícil situação dos judeus exilados de sua terra natal pelo rei babilônico Nabucodonosor II. A encenação apresentada na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo tem direção musical de Roberto Minczuk e classificação indicativa livre. Já o Polo São José do Rio Pardo promove, às 20h, a ‘Noite Lírica’ que celebra um repertório que passeia por obras eruditas e canções brasileiras. A apresentação será realizada no Centro Cultural Ítalo-Brasileiro, em São José do Rio Pardo.

No dia 27, quarta-feira, às 20h30, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira ao lado do fagotista Fábio Cury. Sob a regência de Emmanuele Baldini, o grupo fundado em 1985 é reconhecido pela execução de um repertório diversificado. Dia 28, às 16h, com a coordenação de Rosana Massuela, estudantes da instituição se apresentam no ‘Violão em Pauta’. O evento terá entrada gratuita, classificação indicativa livre e será realizado no Teatro Procópio Ferreira. Ainda na tarde da quinta-feira, às 17h, o Conservatório de Tatuí convida Lucas Muramoto para uma master class de violoncelo. A aula terá transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal oficial da escola.

Sob a coordenação de Luis Marcos Caldana, o Grupo de Percussão se apresenta no dia 29, às 20h. O conjunto, conhecido por executar obras percussivas de alta complexidade, completa este ano seus 50 anos de fundação e atualmente é formado por aproximadamente dez musicistas. No dia 31, domingo, às 10h, a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí convida os violoncelistas Tulio Pires e Lucas Muramoto para um concerto gratuito. Também no dia 31, às 20h, o Grupo de Música Raiz apresenta seu repertório recheado de canções da chamada música raiz brasileira. Fundado em 2018, atualmente o grupo é coordenado pelo acordeonista Thadeu Romano. Com entrada gratuita e classificação indicativa livre, todos os eventos serão realizados no Teatro Procópio Ferreira.

Semana de aniversário

A semana de comemoração dos 71 anos do Conservatório de Tatuí inicia na segunda-feira, dia 11, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com um concerto da Jazz Combo e Orquestra Sinfônica da instituição ao lado do pianista e compositor André Mehmari. Apontado como um dos mais completos e originais musicistas de sua geração, Mehmari já teve suas composições e arranjos executados por importantes grupos instrumentais como OSESP, OSB, Filarmônica de Minas Gerais, Miami Symphony, Quinteto Villa-Lobos e outros. Seus mais recentes projetos contemplam obras assinadas para o violoncelista Antônio Meneses e a trilha sonora para a primeira série nacional produzida para a plataforma Netflix, intitulada ‘3%’. Com a regência de Emmanuele Baldini (Orquestra), em conjunto com a coordenação de Léo Ferrarini (Jazz Combo), André Mehmari sobe ao palco para executar composições suas e de nomes como Egberto Gismonti e Heitor Villa-Lobos.

Na terça-feira, dia 12, às 20h, é a vez da Camerata de Violões subir ao palco, desta vez acompanhada da compositora, pianista e cantora Clarice Assad. Voz que transita entre música erudita, popular e gêneros como jazz, pop e world music, Clarice Assad tem sete álbuns solos lançados e suas mais de 70 composições já foram gravadas por inúmeros artistas. Com a coordenação de Diego Salvetti, o grupo apresenta um repertório variado que homenageia mulheres compositoras, com obras que passeiam por composições da própria Clarice e peças de Chiquinha Gonzaga, Andrea Zurita, Olga Amelkina e Sandra M. Afonso.

Sob a regência de Marco Almeida Jr., a Banda Sinfônica se apresenta no dia 13, às 20h, com a participação da ‘rainha do soul brasileiro’, Sandra Sá. Natural do Rio de Janeiro, Sandra Sá é cantora, compositora, musicista e atriz. Sua trajetória musical iniciou no berço familiar, sob influência de seu pai que era baterista e, como profissional, Sandra destacou-se nos anos 80 com sua voz grave e potente. Sua carreira reúne inúmeros álbuns e singles de sucesso, como ‘Olhos Coloridos’, ‘Bye Bye Tristeza’, ‘Joga Fora’, ‘Retratos e Canções’ e muitos outros. Ao longo de mais de 40 anos de legado na música, Sandra Sá já colaborou com nomes de peso da música brasileira, como Tim Maia, Djavan, Alcione, Cássia Eller, Cazuza, entre outros.

Dia 14, quinta-feira, às 20h, a Big Band do Conservatório de Tatuí convida a cantora Vanessa Moreno para um concerto emocionante. Em destaque como uma das grandes revelações da música brasileira contemporânea, Vanessa Moreno já colaborou com importantes artistas, como Gilberto Gil, João Bosco, Edu Lobo, Alaíde Costa, Mônica Salmaso e Dori Caymmi. Em 2023, seu álbum ‘SOLAR’ recebeu uma indicação ao Grammy Latino, na categoria ‘Melhor Engenharia de Gravação para Álbum’. Com coordenação de Diego Garbin, junto de Vanessa Moreno, o grupo apresenta um repertório variado com obras que passeiam por obras da artista e de grandes nomes da MPB como Dominguinhos, Edu Lobo, Baden Powell, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Moacir Santos e Lenine.

Com a coordenação de Alexandre Bauab Jr e Thadeu Romano, respectivamente, os grupos de Choro e de Música Raiz do Conservatório de Tatuí se reúnem para uma apresentação inesquecível ao lado da cantora Hilda Maria. O concerto será realizado na sexta-feira, dia 15, às 20h. Natural de Santos, Hilda Maria é uma cantora e compositora que se destaca pelo seu trabalho nas raízes da música popular brasileira. Como pesquisadora, há 10 anos se aprofunda no universo do choro cantado em shows como ‘Homenagem à Ademilde Fonseca’, ‘Choro Cantado’, ‘Mulheres Pretas no Choro’ e no projeto ‘Hilda Maria no Choro’.

No sábado, dia 16, às 20h, Marlui Miranda sobe ao palco acompanhada do Coro e Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. Cantora, compositora, arranjadora e produtora cultural, Marlui Miranda se dedica há quase três décadas à pesquisa e produção na área da música indígena, sendo reconhecida como uma das mais importantes intérpretes e pesquisadoras da área no país. Já gravou, produziu e se apresentou em inúmeros eventos culturais, shows e espetáculos ao lado de diversos povos indígenas no Brasil e no exterior. Ao longo de sua trajetória musical, Marlui Miranda já colaborou com artistas como Nelson Ayres, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcellos, Egberto Gismonti e muitos outros. O concerto terá ainda a participação de Magda Pucci – diretora musical e idealizadora do grupo Mawacca, que há 20 recria músicas do mundo reinterpretadas em diversos idiomas. A regência do concerto é de Marcos Baldini (Coro), em conjunto com a coordenação de Luis Marcos Caldana (Grupo de Percussão).

E para encerrar a programação de aniversário, no domingo, dia 17, às 19h, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí sobe ao palco do Procópio Ferreira para apresentar sua releitura de ‘Ópera do Malandro’, texto icônico de Chico Buarque. Com a direção geral de Aysha Nascimento, direção musical de Roberto Anzai e Salloma Salomão, a montagem mantém o tom provocativo e crítico da obra de 1978, propondo uma reflexão acerca das urgências sociais e políticas do Brasil contemporâneo. Aqui, os grandes tubarões do crime e da política dão lugar para personagens que sempre estiveram à margem da sociedade – como capangas, prostitutas, proletariado e Geni, que surge como um símbolo de resistência e humanidade. A encenação tem classificação indicativa de 16 anos.

Todas as apresentações da semana de aniversário do Conservatório de Tatuí serão realizadas no Teatro Procópio Ferreira, sempre com entrada gratuita. Os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na Bilheteria do Teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Acesse nossa Agenda Cultural, disponível no site da instituição, para saber todos os detalhes da semana de aniversário e a programação completa do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO 
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí 
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/ 
Mais informações: (15) 3205-8434

*** 

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto da Motiva, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob


Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.


Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *