Lançamentos de imóveis registram alta de 61,7% no primeiro trimestre de 2025

Lançamentos de imóveis registram alta de 61,7% no primeiro trimestre de 2025

Indicador Abrainc/Fipe aponta crescimento no volume de unidades lançadas e em valor de venda nos segmentos MAP e MCMV

Levantamento recente da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) revela que o setor imobiliário apresentou desempenho positivo no primeiro trimestre de 2025: foram 46.000 unidades lançadas nos três primeiros meses do ano, com a soma dos segmentos Médio e Alto Padrão (MAP) e Minha Casa Minha Vida (MCMV) – um aumento de 61,7% na comparação ao primeiro trimestre de 2024. Foram 44 mil unidades vendidas, somando os segmentos MAP e MCMV – uma variação de 5,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em valor de vendas, o crescimento foi de 5,2% no trimestre, o que representa R$ 14,5 bilhões – um dos maiores patamares já registrados pela série desde 2014.

O Indicador Abrainc/Fipe, que tem como referência dados atualizados até março de 2025, aponta ainda que em termos de valor, os lançamentos no primeiro trimestre deste ano cresceram 51,3% em termos reais, com expansão tanto no segmento Minha Casa Minha Vida (+87%) quanto no Médio e Alto Padrão (+13,5%).

No que se refere ao número de imóveis entregues no primeiro trimestre, o aumento foi de 27,6% no MCMV e de 15,3% no MAP.

“O Indicador revela um cenário de crescimento de mercado e mostra que o volume de entregas neste período teve alta de 24,7% na comparação anual, o que demonstra a conclusão dos projetos iniciados e a efetivação da entrega aos clientes, mantendo um bom ritmo no setor”, comenta Caio Fernandes, Diretor Comercial e de Marketing da Construtora Planeta.

Mercado sorocabano

O mercado imobiliário de Sorocaba se destaca como um dos mais movimentados do interior paulista. E o Grupo Planeta tem contribuído para que isso aconteça: o primeiro lançamento de 2025 foi o Boa Vista Square, que já é um sucesso de vendas. Trata-se de um complexo multiuso composto por dois condomínios residenciais e um comercial, além de um mall aberto ao público. O projeto urbanístico é assinado pelo renomado escritório Jaime Lerner e o arquitetônico é de Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados. Em 2024, foram lançados o residencial Parque Lobato, da marca Access, com 397 unidades, e o Hub Campolim, um residencial com 192 apartamentos compact premium que teve 100% das unidades vendidas em seu lançamento.

Quanto às entregas, a Planeta concluiu três empreendimentos no ano passado. Foram eles: o Connect Planeta, o Épico Planeta e o Riserva Divino, totalizando 432 novas unidades.

Além disso, a Planeta está construindo os empreendimentos: Fascínio, Pátio Boa Vista, Saint Rémy, Biarritz, Toulouse, Vale Verde, Horizonte Divino, Pátio São Paulo, Square Saint Lambert, os condomínios residenciais Millennium Park e Highline Park e a torre comercial Ellipse Tower, que compõem o Planeta Square Garden, o primeiro complexo multiuso de Sorocaba e região.

“Planejamos nossas ações com base em uma estratégia sólida, alinhada à realidade do mercado imobiliário e às necessidades dos sorocabanos. A cada ano, aprimoramos nossos projetos, avançamos nas obras e nas entregas, sempre com o foco total na satisfação de nossos clientes, que confiam na qualidade da Planeta”, afirma Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Administrativo da Construtora Planeta.

Sobre a Planeta

Fundada em 1998, a Construtora Planeta atua na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 63 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind 2024, do Instituto Ipeso, bem como o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).

Tem entre as suas bandeiras: solidez, pioneirismo e inovação. Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia e à sustentabilidade. A Planeta é a 31ª maior construtora do país, de acordo com o ranking de 2025 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção), figurando no ranking pelo quinto ano seguido.

É a construtora responsável pelo prédio mais alto do interior do Brasil, o Ícone Planeta, vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *