Dezembro chegou: segredos para suas roupas de festa brilharem por muitas celebrações

Dezembro chegou: segredos para suas roupas de festa brilharem por muitas celebrações

Leitura correta de etiquetas, lavagem a seco ou wet cleaning; especialista ensina como manter a longevidade das peças delicadas

Natal, réveillon, formaturas e outras confraternizações: com a chegada das celebrações de fim de ano, é comum tirar do armário os vestidos de seda, ternos de corte impecável e peças cheias de bordados e pedrarias. Contudo, o encanto das festas pode terminar com danos irreparáveis às roupas, se o cuidado na lavagem não for adequado. Especialista dá dicas para identificar as particularidades de cada peça e adotar os procedimentos adequados para que esses trajes continuem brilhando por muitos eventos. 

Quem alerta sobre os cuidados é André Belarmino, CEO da Maria Lavadeira, uma rede de franquias de lavanderia profissional com mais de 10 anos de experiência no setor. Para ele, o principal erro que as pessoas cometem ao lavar roupas de festa é não dar atenção à etiqueta. “Muitos arrancam a etiqueta e acabam diminuindo a vida útil da roupa. A etiqueta traz informações essenciais para que o profissional ou mesmo o cliente saiba como lavar e secar a peça corretamente”, explica.

Segundo o especialista, a etiqueta fornece detalhes cruciais como o modo de lavagem — se pode ser feita à mão ou em máquina, e em qual rotação —, a temperatura ideal e se a peça pode ser submetida à secadora. “Essas informações garantem que o tecido, especialmente os mais nobres como seda e cetim, não perca sua cor ou estrutura, prolongando a vida útil da roupa”, afirma.

Peças com bordados, pedrarias ou rendas exigem um cuidado especial. Belarmino destaca que esses detalhes, muitas vezes feitos à mão, podem ser danificados facilmente durante a lavagem, principalmente em máquinas com ação mecânica intensa. Ele destaca que, antes de tudo, é importante fazer uma inspeção para verificar se os bordados e pedrarias estão bem fixos. Dependendo da situação, a peça pode ser lavada manualmente ou em máquinas, mas sempre usando sacos protetores.

Para esse e outros casos, Belarmino esclarece que, embora a lavagem a seco já tenha sido considerada o método ideal, ela perdeu popularidade devido ao uso de solventes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Em seu lugar, ele defende o uso de técnicas como a wet cleaning, pois utiliza água e detergentes específicos que preservam as fibras dos tecidos enquanto realizam uma limpeza profunda. “A escolha do método certo é fundamental, e uma lavanderia profissional tem os conhecimentos e equipamentos para identificar o melhor cuidado para cada peça”, acrescenta o CEO.

Uma roupa, várias celebrações
André enfatiza que recorrer a uma lavanderia especializada pode fazer toda a diferença na preservação das roupas de festa. “Os profissionais são capacitados para entender as necessidades específicas de cada tipo de tecido e utilizar produtos que não estão disponíveis no varejo comum”, explica. Segundo ele, o treinamento rigoroso, aliado ao uso de equipamentos e produtos de alta qualidade, assegura que as peças mantenham sua aparência impecável por muito mais tempo.

Dessa forma, apostar no cuidado profissional com as roupas delicadas vai além de manter sua beleza: trata-se de uma escolha sustentável e econômica, que garante que os trajes de festa continuem brilhando em muitas celebrações.

Grupo Maria

Com mais de dez anos de experiência no setor de limpeza, o Grupo Maria se consolidou como referência no mercado, oferecendo soluções em lavagem profissional, lavanderia de autosserviço, higienização e impermeabilização de estofados, por meio das três marcas da companhia: Maria Lavadeira, Maria Express e Maria Higieniza. 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *