8ª Maratona de Sorocaba Rede Bom Lugar contou com 8 mil inscritos celebrando esporte, saúde e família

8ª Maratona de Sorocaba Rede Bom Lugar contou com 8 mil inscritos celebrando esporte, saúde e família

A 8ª Maratona de Sorocaba Rede Bom Lugar, realizada nos dias 29 e 30 de novembro de 2025, no Parque das Águas, encerrou sua edição histórica com a presença de atletas, famílias e público local, reforçando o caráter esportivo, social e integrador do evento. Com percursos aferidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), e uma das provas mais planas do Estado de São Paulo, a maratona voltou a reunir corredores de diferentes níveis: dos amadores que participaram da caminhada 3 km e das corridas de 5 km e 10km, até os atletas que encararam a meia (21 km) e a maratona (42 km) no domingo.

Ao assumir o naming rights e atuar como patrocinadora máster, a Rede Bom Lugar esteve presente em toda a estrutura do evento, com ações voltadas ao bem-estar, hidratação, pontos de convivência e experiências para famílias. “A Rede Bom Lugar, sempre atenta à comunidade na qual está inserida, tem investido em patrocínios esportivos. Esta corrida, que é uma das dez maiores do Brasil, nos proporcionou a oportunidade de participar e apoiar um evento de grande porte na cidade. Nosso objetivo é promover valores e hábitos saudáveis para a comunidade de Sorocaba”, afirmou Tariana Victorio, gerente de marketing da Rede.

Tariana destacou também o cuidado com o kit do corredor. “O kit foi elaborado com muito carinho, com o intuito de apresentar um pouco da Rede Bom Lugar e seus valores. Para isso, contamos com a parceria dos nossos fornecedores, reforçando o compromisso com a qualidade dos produtos que oferecemos aos nossos clientes. E o resultado foi esse: um kit completo, com mais de 40 itens pensados tanto para o corredor quanto para sua família”.

A organização técnica do evento manteve foco em segurança, sinalização e suporte ao atleta, que garantiu pontos de apoio ao longo do percurso e infraestrutura adequada para diferentes provas. “Este ano, a parceria com a Rede Bom Lugar impulsionou significativamente a visibilidade do evento. Conseguimos aumentar o número de inscritos de 6 mil no ano anterior para 8 mil, um recorde. Houve grande procura por inscrições de última hora”, afirmou Silvana Brisolla, diretora financeira da PROEESP, realizadora do evento, ressaltando a projeção positiva para 2026 e o papel fundamental do percurso na atração de atletas em busca de índices para maratonas internacionais.

O caráter comunitário e solidário marcou o evento, a retirada de kits contou com a doação obrigatória de 1 kg de alimento não perecível e ações de sustentabilidade estiveram presentes em toda a operação. Entre os participantes, a diarista Viviane Marinho, de 38 anos, corredora inscrita na prova de 5 km, contou sua relação com a corrida após enfrentar um câncer de mama. “Sou paciente oncológica, com câncer de mama. Após ser diagnosticada com essa enfermidade, percebi que o exercício físico traz benefícios para a vida do paciente, além de auxiliar na prevenção e na diminuição das chances de recidiva do câncer. Para mim, o exercício é como um remédio, uma medicação”. Ela explicou que seguiu um plano de treinamento e que pretende subir de distância em breve. “Fiz meu cadastro assim que as inscrições foram abertas. Meu irmão já é maratonista, ele me forneceu um plano de treinamento que segui à risca. Vamos tentar melhorar meu tempo pessoal aqui na maratona da Rede Bom Lugar”, completa.

Entre os corredores de média distância, Ericson Rodrigo, servidor público de 43 anos, destacou a rotina de treinos e a progressão planejada. “Realizo treinos semanais, de duas a três vezes, para estar apto a completar esta distância de 10 km, e pretendo aumentar gradualmente a quilometragem”.

A dimensão familiar do evento ficou evidente na participação das largadas kids, Heridan Oliveira, contador e pai de Yan (7) e Yuri (5), avaliou a importância da experiência para as crianças e para a família. “A Maratona de Sorocaba tem um significado muito especial para mim. Inclusive, este ano correrei minha primeira maratona aqui. Além disso, eu e minha esposa corremos, e percebemos que a participação das crianças é tão importante quanto para nós, pois eles ganham confiança e também sentem bem-estar, o que é primordial para a idade deles”.

Para a Rede Bom Lugar, o patrocínio tem o objetivo de fortalecer laços com a comunidade local e promover hábitos saudáveis, como afirma Tariana. “É uma forma de evidenciar a grandiosidade e determinação da nossa marca. A Rede Bom Lugar, ao longo de seus 25 anos, com 50 lojas em 13 cidades, tem ganhado força, representamos essa força e o quanto podemos contribuir para o crescimento da região e da comunidade”.

A presença cultural também fez parte das ativações da marca, Márcio Une, sócio-diretor da Rede Bom Lugar, explicou a inclusão do Inazuma Taikô nas ações do patrocinador e o simbolismo por trás da tradição. “O Inazuma Taikô, aqui de Sorocaba, representa a cidade em eventos importantes. O Taikô, originário da cultura oriental, é apresentado em nossas inaugurações de lojas, com o objetivo de atrair sorte e positividade, criando um ambiente favorável. Em todos os eventos da Rede Bom Lugar, o Taikô é incorporado para trazer boa sorte e boas energias”, disse Márcio.

A programação também contou com atrações e serviços para o público e para as famílias, como foodtrucks, áreas de descanso, pontos de hidratação e atividades interativas, entre elas, o retorno da ação “O Segredo do Carrinho”, que sorteia vales-compra para os clientes do Clube Bom Lugar. Para a organização, esses elementos reforçam a proposta de transformar a maratona em um encontro anual de comunidade, esporte e bem-estar.

Confira os vencedores das principais categorias:

29 de novembro – 5km

  • Masculino: Cauã Henrique Soares de Almeida — 00:16:32
  • Feminino: Jaqueline Fernanda de Oliveira Arruda — 00:20:03

29 de novembro – 10km

  • Masculino: Renato da Silva — 00:33:08
  • Feminino: Luana Alessandra Quirino — 00:44:16

30 de novembro – 21km (meia maratona)

  • Masculino: Luciano Augusto Moreira Peixoto – 01:10:44
  • Feminino: Solange Bento Bela – 01:23:38

30 de novembro – 42km (maratona)

  • Masculino: Rafael Magalhães — 02:26:49
  • Feminino: Rosimeire Santana Arena — 02:57:17

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *