Portal Agita Ih!
Notícias

Prefeitura vai acolher pessoas em situação de rua no SOS e Clube do Idoso

Decisão acontece em razão de garantir proteção a esse segmento da sociedade, na busca pelo combate à disseminação do novo coronavírus.


Até o início da próxima semana dois equipamentos irão acolher às Pessoas em Situação da Rua (PSR), tirando-as da linha de vulnerabilidade de contágio pelo novo coronavírus.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (24) em reunião organizada pela Secretaria da Cidadania (Secid) com a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho e se alinha à preocupação da Poder Público com a saúda da população sorocabana e, em especial, das pessoas que vivem nas ruas.

Segundo o titular da Secid, Paulo Henrique Soranz, essa parcela da sociedade não poderia ser excluída das medidas que estão sendo adotadas para se conter a propagação do novo coronavírus e a instalação da COVID-19. “Sempre estivemos preocupados com essa população, mas precisávamos ter uma estrutura adequada para atendê-los. Lembrando que aceitar nossa ajuda é facultativo”, enfatizou Soranz.

Num primeiro momento sessenta pessoas serão acolhidas no Serviço de Obras Sociais (SOS), enquanto outras setenta serão alojadas o Clube do Idoso que deixou de atender ao público-alvo por conta, justamente, das recomendações de saúde. Nesses locais serão oferecidos aos acolhidos, além dos serviços comuns como alimentação, pernoite e higiene, um acompanhamento de saúde em relação à COVID-19.

Para que não haja nenhum risco de contaminação entre as pessoas atendidas nestes equipamentos, elas serão separadas por perfis. “No Clube estarão as pessoas do grupo de risco, como idosos e gestantes. No SOS serão acolhidos aqueles que já apresentam algum sintoma e precisam ficar em quarentena”, explicou a chefe de seção da Proteção Social Especial (PSE) da Secretaria da Cidadania, Luciana More. Os espaços contarão com a presença de um profissional da saúde, além de oferecer álcool em gel aos assistidos.

A equipe do programa “Tem Saída”, instituído em janeiro deste ano, permanece dando amparo às pessoas em situação de rua e quem aceita o atendimento é conduzido para dentro do ônibus, onde é atendido por um psicólogo. Aceitando o acolhimento do programa, aí sim a pessoa passa a ser é assistida por toda equipe de Proteção Social Especial, de acordo com suas necessidades.

Quem presenciar qualquer tipo de aglomeração de pessoas em situação de rua pode ligar para a Secretaria de Cidadania pelo telefone (15) 3212-6900. Desta forma a equipe poderá se deslocar até o local mais rapidamente a fim de prevenir a proliferação do vírus e auxiliar na proteção dessa população.

Related posts

Sesc Sorocaba promove oficina de Direção de Arte para Games

Portal Agita Ih

Plantio no Ginásio Municipal marca início da terceira edição do projeto ‘Cada Gol uma Árvore’

Portal Agita Ih

Ônibus terão horários diferenciados na segunda e terça-feira de Carnaval

Portal Agita Ih

Deixe um comentário

6 + 18 =

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais