Portal Agita Ih!
Notícias

Programação “Mulheria” 2020

Autocuidado, autoestima e autoamor: Sesc Sorocaba realiza terceira edição do projeto ‘Mulheria’

Programação especial reúne atividades pensadas no empoderamento e na coletividade feminina

Realizado no mês que abriga o Dia Internacional da Mulher justamente para celebrar, inspirar, debater, envolver e trazer a reflexão sobre as mulheres e as questões sociais enfrentadas por esse público, o projeto Mulheria do Sesc Sorocaba está prestes a dar luz a sua terceira edição. Nesse ano, o tema envolve o autoamor, autocuidado e a autoestima.  

De acordo com Francine Segawa, uma das programadoras do Sesc Sorocaba, o tema é levantado a partir de conversas entre mulheres de diversos setores da unidade.  “Nessas conversas, foi destacada a importância de sempre debater a questão do empoderamento feminino pelo caminho do autocuidado, do autoamor, de dar valor a si mesma e as outras mulheres por uma perspectiva da identidade, de ser e estar no mundo como mulher”, conta a programadora.

Francine também media o bate-papo Mulheres e Os Padrões de Beleza,que debate sobre as belezas impostas às mulheres e busca estratégias para a libertação desses padrões. A atividade é uma das muitas que fazem parte da extensa programação prevista pelo projeto.

O primeiro sinal do Mulheria estará visível na arquitetura do Sesc Sorocaba. As paredes e vidros da unidade recebem ilustrações de mulheres artistas que indicam a presença da força feminina no ambiente. O som também fica por conta delas. A rapper Karol Conka; a cantora e instrumentista Badi Assad, a precursora do rap no violão Yzalú e muitas outras artistas comandam a programação musical.

No Teatro, peças fortes como Soror, que conta a relação de Lilith e Eva, e Stabat Mater, uma palestra-performance sobre a história da virgem Maria ao longo dos séculos. Na literatura, entre as atividades, um bate-papo com a escritora Ryane Leão traz a experiência da mulher no meio literário e uma oficina de escrita convida mulheres a produzirem uma carta destinada a elas próprias de dez anos atrás.

Outro bate-papo é o Jogue Como uma Garota!, com as representantes do portal Dibradoras, a atleta de vôlei Tiffany Pereira e convidadas. Na dança, a bailarina gorda Jussara Belchior questiona os padrões de beleza com o espetáculo Peso Bruto. Seguindo a diversidade das mulheres e seus mundos, a programação promove um debate sobre Mulheres Indígenas, com indígenas de diferentes etnias.

O Ecofeminismo também será um tema recorrente durante o projeto. Para explica-lo, Sabrina Fernandes, ecossocialista e criadora do canal “Tese Onze”; Pagu Rodrigues, indígena socióloga e integrante da “Coalizão pelo Clima” e mais convidadas travam o debate Ecofeminismo, agroecologia e movimentos sociais.

Com mais incentivo ao empoderamento, mulheres podem participar de diversas oficinas de Tecnologias e Artes, como Eletrônica para mulheres: eletrônica básica e soldagem Mulheres Podcasters: oficina de podcast. Na Saúde,o autocuidado natural é indicado a jovens e idosas, abordando aspectos físicos, emocionais e sociais de cada período dos ciclos femininos e seus desafios.

“O Mulheria é um espaço para mostrar a presença e relevância da mulher na sociedade enquanto lutamos para sermos respeitadas de modo integral. Entendemos que é importante estender essa noção de cuidado, solidariedade, admiração e formação de redes às mulheres porque o fortalecimento passa pelo coletivo. Por isso decidimos incluir ações que fomentam o olhar ao coletivo e até mesmo à natureza, como aquilo que nos acolhe, dá vida, e como espaço fundamental de luta política”, conclui Francine sobre o projeto.

A programação completa do Mulheria pode ser consultada através do portal sescsp.org.br/sorocaba.

SERVIÇO:

Mulheria

De 1 a 31/3.

Diversos espaços e horários.

Sesc Sorocaba

Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.

Telefone: (15) 3332-9933.

sescsp.org.br/sorocaba

Related posts

CRAS Carandá inaugura na próxima segunda-feira

Portal Agita Ih

Novo sistema de transporte de ônibus da cidade fará integração dos corredores expressos, estruturais e alimentadores

Portal Agita Ih

Rua Aparecida está com faixa bloqueada para obra emergencial

Portal Agita Ih

Deixe um comentário

two × 1 =

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais