Portal Agita Ih!
Entretenimento Literatura

Em tom de poesia, Sorocaba inicia o ‘Clube de Leitura 6.0’

O Clube beneficiará 50 idosos em situação de vulnerabilidade social da cidade

“Criar uma cultura de bem-estar é mostrar gratidão àqueles que tanto ofereceram à sociedade […] é cuidar dos outros sem esquecer de você mesmo”, com esse pensamento, que faz menção a um dos vários livros da autora brasileira Lya Luft, a entusiasta da poesia e prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, deu início na manhã desta quarta-feira (12) ao “Clube de Leitura 6.0”, um projeto inovador de leitura para idosos que será conduzido pela Secretaria de Cidadania (Secid). A cerimônia aconteceu no gabinete da prefeita, no sexto andar do Paço Municipal.

O projeto não tem somente o objetivo de incluir idosos na “era digital” por meio do uso de “tablets”, mas também trazer perspectiva de longevidade e mostrar o quão colorida a vida pode ser após os 60 anos. Referenciando-se, o professor, jornalista e presidente do Observatório do Livro e da Literatura, Galeno Amorim, falou do Admirável Mundo Novo” que a literatura apresenta, dando a quem lê a possibilidade de fazer até uma “Viagem ao Centro da Terra” e provando que a velhice não é apenas um “Crepúsculo” da vida humana.

“A terceira idade, em especial, necessita de literatura, pois é uma forma de acesso à cultura, de fortalecimento de laços e tratamento de qualquer mal, conhecida por biblioterapia”, explicou Galeno. Por conta disso, como um tratamento com dose acertada, os encontros de leitura digital e debate acontecerão semanalmente, no período de 11 meses. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros: Brigadeiro Tobias, Ipiranga e Laranjeiras, mais a Chácara do Idoso e o Lar São Vicente de Paulo serão as sedes desses encontros, ou melhor, serão “Antares”, “Hogwarts” ou qualquer outro lugar que estes – os 50 participantes – sonharem.

O secretário da Cidadania, Paulo Henrique Soranz, contou que durante a escolha dos espaços foi levado em conta o perfil dos assistidos por esses locais e que “a Prefeitura dará uma atenção especial a esse projeto com o qual Sorocaba foi contemplada, por meio da iniciativa e verba do Estado de São Paulo e apoio de empresas”.

Pelo olhar da própria história

Assim como no roteiro de um livro, ela saiu do elevador, tímida mas animada. Foi logo conversando com os recepcionistas, perguntando sobre a cerimônia e, após sanar sua dúvida, ficou em um canto do saguão, imóvel. Maria Auxiliadora, de 66 anos e assistida pelo CRAS Laranjeiras veio a convite da Secid para participar e representar o grupo de 10 pessoas que será formado naquele Centro.

“Estou surpresa em vir aqui, não sei como será o projeto na prática, mas estou animada e ansiosa pelo seu início”, revelando toda sua condição humana, sua vivência ao longo dos anos tem sido de altos e baixos. Então, após anos de luta contra doenças que “roubaram oito anos de vida”, Maria conta que a ação chegou no melhor momento possível, pois, para ela, “o clube será uma nova chance de viver”. Outra Maria, mas agora Maria Eugênia de Moraes, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa também acredita no incentivo à saúde que a leitura em grupo dará “prevenindo ou retardando os sintomas do Alzheimer, como estava escrito no último livro que li”, disse.

O “Clube de Leitura 6.0” acontece simultaneamente em 17 cidades do estado e é uma parceria do Observatório do Livro e da Leitura, empresas como a Metso, que está sediada em Sorocaba, com o orçamento do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. E, como que cuidando da sua saúde os participantes poderão escolher novos capítulos de suas histórias, ao final do período será escolhido um dos livros lidos para que os participantes escrevam novos finais. O resultado será publicado no formato de e-book”.

Related posts

Espaço Cultural OcusPokus realiza semana com atividades gratuitas no Pátio Cianê

Portal Agita Ih

Rodrigo Faro vira “Pantera Cor-De-Rosa” para brincadeira no palco com sósias de famosos

Portal Agita Ih

Dicas cervejeiras para o verão

Portal Agita Ih

Deixe um comentário

four × 3 =

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais