Portal Agita Ih!
Corpo e Saúde Estilo de vida

Comitiva de El Salvador visita BOS em busca de referência na área de transplante de córneas

  • Representantes da Comissão da Saúde daquele país conheceram as instalações do Banco de Olhos e do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, para coletar informações sobre o funcionamento da organização e a regulamentação do setor.

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), referência em captação e transplante de córneas, frequentemente recebe especialistas e autoridades do mundo todo para conhecerem seu funcionamento. Desta vez, uma comitiva vinda de El Salvador, composta por parlamentares, veio para visitar a organização, ver como opera o sistema de Banco de Olhos e a regulamentação do setor.

O grupo foi enviado pela Comissão da Saúde de El Salvador, que organiza um projeto chamado “Lei de doação e transplante de células, tecidos e órgãos humanos”. “Eles vieram em busca de referências na área de transplantes. Visitaram também outros serviços reconhecidos, como a Unidade de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo e vieram até o BOS para entender todo o processo”, comentou Edil Vidal de Souza, superintendente do Banco de Olhos de Sorocaba.

Integraram a comitiva um representante de cada grupo parlamentar de El Salvador: as deputadas federais Rina Idalia Araujo de Martinez, Rosa Lourdes Vigil de Altuve e Maria Elizabeth Gomez Perla, além do deputado federal Orlando Cabrera Candray, que lidera o grupo.

Guiados pelo superintendente Edil, juntamente com o médico oftalmologista do BOS, o peruano Dr. Carlos G. Arce, os visitantes fizeram um tour pelas instalações do Hospital Oftalmológico e do Banco de Olhos de Sorocaba, conhecendo toda a estrutura e vendo como funciona o atendimento de excelência prestado nas áreas de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, além do setor de Captação e Transplante de Córneas. Também conheceram a E-BOS, a escola de educação infantil do BOS, que atende 111 crianças, entre três meses e seis anos de idade, todas elas filhos de funcionários da entidade.

Antes dessa visita, o grupo passou quatro dias em São Paulo, percorrendo as dependências da USP (Universidade de São Paulo), a Unidade de Transplante de Fígado do HC e a OPO (Organização de Procura de Órgãos e Tecidos). No mesmo dia em que estiveram no BOS, os parlamentares também foram ao Hospital da Unimed de Sorocaba, onde coletaram informações sobre transplante de medula óssea e fígado.

Segundo o deputado Orlando, a estrutura do grupo BOS é muito completa e avançada. “Não poderíamos deixar de visitar o Banco de Olhos de Sorocaba durante nossa estada no Brasil. Vimos, de perto, como funciona cada passo, pudemos entender os processos e coletar informações importantes que, certamente, serão muito úteis para que possamos desenvolver a lei a que regulamentará esse setor em nosso país”, disse Orlando.

A visita rendeu diferentes experiências positivas à comitiva. A deputada Rina chegou a realizar um exame oftalmológico, vendo como funciona o atendimento de ponta oferecido na Clínica Popular do BOS, um serviço de consultas, exames e cirurgias nas áreas de Oftalmologia e Otorrinolaringologia a preços populares. “É incrível a tecnologia que eles possuem na instituição. São equipamentos de última geração. Esse trabalho serve como referência para nós. O BOS consegue atender de forma privada, mas também pelo SUS e os números de transplantes são impressionantes”, afirmou.

O BOS é uma entidade filantrópica, que trabalha intensamente na conscientização da população sobre a importância da doação de córneas e atua nesse sentido de acordo com a legislação vigente, que prevê a notificação à Central de Transplantes de toda e qualquer córnea captada, órgão governamental que realiza um rigoroso controle na distribuição deste tecido. “O Brasil tem sido uma referência para outros países latinos em relação à legislação existente. Muitos países estão se adequando para essa finalidade de transplantes de órgãos e o nosso país já tem expertise na área e funciona muito bem, sendo, hoje, o maior sistema público de transplante no mundo”, destacou Edil.

E, recentemente, o Banco de Olhos de Sorocaba desenvolveu um aplicativo que agiliza e rastreia todo o processo de captação de córneas, por meio do qual os profissionais da área acompanham cada passo em tempo real, permitindo que seja possível devolver as chances de visão a cada vez mais pessoas. “Quando se fala em córneas, o BOS é um modelo mundial de sucesso, então, a comitiva chegou para ver, na prática, como funciona a captação e o transplante de córneas dentro do sistema público brasileiro. Eles visitaram alguns outros serviços, buscando um panorama geral. Mas, em relação a córneas, a referência deles foi o nosso serviço”, concluiu o superintendente do BOS.

O Banco de Olhos de Sorocaba fica localizado na Praça Nabek Shiroma, nº 210, no Jardim Emília, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000.

Related posts

Jardins e vinhedos da Morávia na primavera

Portal Agita Ih

Campanha contra o sarampo inicia nesta segunda-feira em Sorocaba

Portal Agita Ih

Dor nas costas em crianças: o que causa e como resolver?

Portal Agita Ih

Deixe um comentário

two × three =

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais