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Especialista em emagrecimento dá dicas para folião aproveitar carnaval de forma saudável

Preparação para a folia contam com cuidados na hidratação e alimentação

Os blocos carnavalescos já tomam as ruas e é difícil alguém ficar parado diante do som da bateria. Contudo o folião não pode se esquecer de alguns cuidados, principalmente os relacionados à saúde, como hidratação e alimentação que seja compatível com o gasto de energia por conta das brincadeiras de carnaval.

A psicóloga e especialista em emagrecimento, Aline Del Rio, explica ser comum que os eventos de carnaval exijam mais disposição e energia das pessoas. “Geralmente, o folião fica um tempo maior atrás de um bloco, o que demanda uma preparação maior”, adianta, apontando que um dos cuidados que se pode adotar antes de ir à folia é investir nos carboidratos mais complexos. “Eles vêm das frutas, verduras, legumes, farinhas integrais, como de amêndoa e aveia, ou seja, as que não contêm glúten. Esses alimentos também são ricos em fibras, o que ajuda na absorção mais prolongada da energia, dando um gás a mais.”

Na relação das frutas que podem ser aliadas na preparação para o carnaval se encontra a banana, laranja, mamão e o açaí natural. “Sempre devemos escolher aquilo que chamamos de comida de verdade”, pontua. Aline chama a atenção também para os lanches naturais, com pão integral, pasta de amendoim, castanhas e frutas secas, ricas em gorduras boas, óleos, como o de coco, que fornecem mais energia e saciedade.

A especialista destaca, ainda, o consumo ideal de água para manter a hidratação do corpo. Aline comenta que nessas épocas se aconselha tomar mais água do que já está acostumado. “Acabamos suando muito, principalmente nos locais mais fechados e quentes. Por isso, é importante a gente manter a hidratação em dia. Não só a água em si, mas destaco também os sucos naturais e a água de coco.” Já para os que gostam de consumir bebidas alcoólicas, a dica é fazer intervalos com copos de água. “É importante sabermos que, além da transpiração, o álcool também ajuda na desidratação. Ao consumirmos água, os efeitos pós-álcool tendem a ser menos prejudiciais.”

Se a pessoa tem o costume de levar bolsa ou algum acessório aos blocos, Aline aconselha sempre achar um espaço para pôr castanhas e amendoins. “Nessas horas, sempre é bom termos de reserva castanhas, frutas secas, amendoins e as próprias frutas ricas em potássio, como a banana, e as com grande concentração de vitamina C”, orienta, ressaltando que os alimentos devem ser sem sal. “Jejuns estão banidos para foliões. Ficar sem alimentação nesse período pode trazer sérios problemas, interferindo, inclusive, na pressão arterial”, conclui.

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