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Cinco dicas para seu negócio prosperar em 2020

CEO do Empresômetro ensina, por meio da própria experiência, maneiras de ser mais assertivo

Fevereiro, 2020 – O ano de 2020 mal começou e o mês de janeiro já se despediu. Ou seja, agora são 11 meses para fazer acontecer nesse ano. Há um ditado popular que diz que para o brasileiro, o ano só começa depois do Carnaval. Mas se formos somar todos os feriados e finais de semana, restam poucos dias úteis e, no frigir dos ovos, faltarão dias para colocar seu negócio nos eixos.

“Não é um hábito só do brasileiro, é mundial. Acabamos deixando as coisas para a última hora, achando que vamos dar conta de tudo, mas quando percebemos, o tempo passou e não nos comprometemos com aquilo que, de fato, era de responsabilidade nossa”, afirma o CEO do Empresômetro, Otávio Amaral, empresa voltada à inteligência de mercado e uma das mais promissoras em levantamento e análise de mercado em atividade no país.

Com o objetivo de ajudar empresas e empresários a prosperarem, o Empresômetro congrega a base mais atualizada sobre as mais de 20 milhões de empresas em atividade no país, contendo informações relevantes que ajudam o empresário a tomar decisões para definir os caminhos do seu negócio.

“Não existe mágica. O fundamental é reunir essas informações e fazer com que elas trabalhem a seu favor”, afirma o CEO. Rumo ao seu terceiro ano e com uma carteira invejável de clientes, o empresário destacou cinco dicas para você não dormir no ponto e tomar as rédeas do seu negócio.

  1. Planeje

“Não dê nenhum passo sem antes tê-lo planejado. Pode parecer clichê, mas é fundamental apontar para onde se quer ir e traçar um caminho. Ninguém vive de sonho. O importante é ter claros os objetivos e metas, e o esforço para alcançá-los. Com planejamento, fica mais fácil saber onde se pode e deve gastar – inclusive energia. As pessoas, geralmente, tendem a planejar seus dias, viagens, jantares, mas não planejam seus negócios e investimentos, não têm reserva financeira, não separam o dinheiro da empresa do seu dinheiro pessoal e isso pode levar pessoas e empresas à falência”, destaca Amaral.

  1. Pare de procrastinar

“Essa dica é velha, mas valiosa. A procrastinação faz com que a gente acumule as coisas que ficam para depois, tornando-as uma bola de neve”, afirma Amaral. A ideia é resolver os “pepinos” de imediato. Se for algo que não esteja ao seu alcance, peça ajuda. “Não há problema em se descobrir falho em uma ou outra atividade, ninguém nasceu sabendo e há especialistas em diversos setores. Pedir ajuda não é sinônimo de vergonha e pode economizar um tempo valioso”, completa.

  1. Delegue, mas cobre prazos

“Você não precisa abraçar o mundo sozinho. Distribua as atividades de acordo com as competências das pessoas em sua equipe, no entanto, cobre prazos. Tarefas que não são cobradas, ficam sem retorno e acabam sendo esquecidas. Quando você lembrar, perdeu tempo e a tarefa. Estabeleça um cronograma”, ressalta o CEO.

  1. Invista em ferramentas

Quem quer ganhar dinheiro precisa investir. “E não só investir em estrutura física, é preciso investir em capacitação, pessoal, ferramentas para prospecção, análise do mercado, identificação de nichos e formas de fazer seu negócio prosperar. Na maioria das vezes, é tentativa e erro, mas o mercado não nos dá a chance de experimentar. Nós mesmos, aqui dentro do Empresômetro, usamos a nossa ferramenta, o Listas, e com ela, nosso campo de prospecção aumentou 70%”, afirma.

Sobre a ferramenta Listas, cerca de 54 mil pessoas já acessaram a plataforma e efetivaram seus cadastros, mais de 124 mil pesquisas foram feitas, além de 2 mil higienizações de bases realizadas através da ferramenta (revalidação de informações angariadas anteriormente, excluindo o que não está correto, atualizando e enriquecendo os dados fornecidos) e mais de 1.200 vezes bases foram segmentadas, gerando perfis de alvos, a chamada perfilização, em que o usuário fornece uma lista com CNPJ e acessa uma tela com gráficos que indicam localização, porte, CNAE, faixa de funcionários e demais informações. Além disso, foram feitas mais de 4 mil consultas a CNPJs.

  1. Aposte no marketing

Quem não é visto não é lembrado e a propaganda é a alma do negócio, estes são chavões que nunca saíram de moda. “É importante que o empresário reserve uma porcentagem do seu faturamento em ações de marketing. Especialistas afirmam que 3 a 5% do que entrar, deve ser investido em ações que promovam o diálogo com o seu público-alvo. O marketing é uma área estratégica da empresa e não deve ser deixado em segundo plano”, reforça Amaral.

Essas são apenas algumas dicas que, se seguidas à risca, potencializam o sucesso que qualquer negócio, portanto, não espere para amanhã, invista mais tempo e seriedade em sua empresa para colher os frutos no futuro.

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