Sem categoria

MACS participa da Semana Nacional de Museus e do #MuseumWeek 2019

·         Eventos organizados pelo MACS acontecem na Faculdade ESAMC Sorocaba e pela internet, de 13 a 19 de maio.

Entre os dias 13 a 19 de maio, é comemorada a Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) em alusão ao Dia Internacional de Museus (18/05) e que visa promover as discussões sobre a importância e a presença dessas instituições no espaço contemporâneo.

O tema que norteia as atividades para prestigiar a data é sempre uma sugestão do ICOM (International Council of Museums) e, neste ano, o assunto escolhido foi “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. A intenção é discutir o papel dos museus como centros emanadores e igualmente receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira.

Com base nessa proposta, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), em parceria com a ESAMC Sorocaba e Colégio Objetivo, realiza um evento no auditório da faculdade, para discutir o tema: “Espaço Físico e Espaço Virtual”. A iniciativa abrange uma mesa de discussões com três profissionais convidados: Prof. Dr. Fellipe de Andrade Abreu e Lima, Prof.ª Mestra Laura Mattos e a museóloga Prof.ª Claudia Porto. O encontro será no próximo dia 17/05, das 19h às 21h. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail: macs@macs.org.br.

Cláudia Porto é museóloga da Câmara dos Deputados, membro do Comitê para o Desenvolvimento de Coleções (Committe for Collecting – Comcol) do ICOM (International Council of Museuns), membro da diretoria do Comitê Brasileiro do ICOM, professora no curso de MBA em Gestão de Museus da Universidade Cândido Mendes, além de consultora de museus, desenvolvendo projetos digitais, planos museológicos e pesquisas. O outro convidado, Prof. Dr.Fellipe Abreu e Lima, é Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Esamc de Sorocaba, e Líder do Grupo de Pesquisa do Centro de Estudos da Trabalhística da Arquitetura e do Urbanismo. Por fim, representando o Macs, a Profa. Mestra Laura Mattos, coordenadora do Educativo do Museu. A professora é especialista em artes visuais e pós- graduada em Ciências pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Laura também é associada fundadora do MACS.

#MuseumWeek 2019

Paralelamente, acontece outro evento organizado pelo MACS, desta vez, na internet. A ação faz parte do #MuseumWeek 2019, que também reúne instituições culturais de todo mundo para comemorar o Dia Internacional de Museus. A atividade se dará na plataforma do Twitter, com base na proposta de “7 dias, 7 temas, 7 hashtags”, ou seja, durante uma semana, serão apresentados diversos temas, como fotografia, exploração e brincadeiras, cada dia com uma hashtag diferente.  Durante esse período, vários assuntos serão discutidos e apresentados no Twitter do MACS, com a intenção de provocar o internauta a pensar e discutir sobre as ideias expostas.

Na segunda-feira, será a vez da hashtag #womeninculture, quando museus do mundo inteiro irão se concentrar em mulheres que fizeram fama no mundo das artes, cultura, ciência e história. Na terça-feira, estará a #secretismw, em que a ideia é deixar os internautas observarem os bastidores do museu, a preparação, limpeza, etc, de modo a criar uma relação mais próxima com o público.

A quarta-feira chegará dedicada ao jogo, com a #playmw, quando será lançado um desafio ou caça ao tesouro e, assim, o museu começará uma conversa com seu público on-line. Na quinta-feira, a intenção será celebrar a paz e a consciência LGBT, com a #rainbowmw. E, sexta-feira, significará dia de explorar um novo território, seja ele intelectual, artístico ou espacial, com a #exploremw.

No final de semana, sábado, a #photomw dará destaque para a beleza e o design e, no último dia, domingo, a #friendsmw fechará o evento, celebrando a amizade e o amor universal.   

Seja no mundo real ou virtual, a semana dedicada aos museus pretende despertar no público um novo olhar, de reflexão sobre a arte, as tradições e os espaços culturais.         

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba está localizado na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: macs@macs.org.br ou pelo (15) 32331692.    

Fonte: QNotícia

Deixe uma resposta