Sem categoria

Campos de concentração será tema de bate-papo na Biblioteca Infantil

Nesta quinta-feira (2), às 14h, pessoas com idade a partir de 14 anos podem participar do projeto Encontros com o Mito na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Na ocasião, o pesquisador sorocabano, Daniel Matucci, advogado, delegado de polícia aposentado e interessado sobre os conflitos políticos do século XX, vai comandar um bate-papo gratuito sobre os campos de concentração nazistas.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a atividade visa incentivar o hábito pela leitura e apresentar diferentes histórias ao público. O bate-papo semanal conta com apresentação de imagens e apostilas sobre temas ligados à mitologia, artes, literatura, história e atualidades, trazendo para os nossos dias conceitos e símbolos milenares.
Daniel visitou vários países, entre eles o Camboja, Vietnã e, no último mês de março, os Campos de Concentração de Auschwitz, na Polônia. Segundo ele, a experiência foi aterradora. Ao mesmo tempo em que a humanidade atingiu no século XX o auge da civilização em tecnologia, saúde, comunicações e transportes, viu-se, também, a barbárie e a crueldade que superou em número e extensão, toda a mortandade das guerras e conflitos anteriores.
Nunca a Humanidade, desde a Pré-história até os dias de hoje evoluiu tanto como no século XX e, nunca também, tantos crimes e atrocidades foram cometidos como no breve século XX. A proposta é conscientizar as pessoas sobre os perigos de pensamentos e posturas radicais, presentes em toda situação de crise, que possa gerar ações de violência, discriminação e supressão dos direitos e da dignidade humana.
Daniel exibirá fotos e traçará um breve relato sobre o que levou à construção dos campos, sua estrutura, como os prisioneiros eram tratados e o fim dos mesmos.
Não há necessidade de inscrição prévia. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231-5723.

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: