Sem categoria

APAE Sorocaba realiza atividades em prol da Luta Antimanicomial

·         Sarau, lançamento de livro e bate-papo sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes fazem parte da programação.

O dia 18 de maio é marcado pela Luta Antimanicomial, e como forma de apoiar a causa que visa a redução de longa internação em hospitais psiquiátricos, a APAE Sorocaba promove durante o mês de maio, na sede da instituição, diversas atividades gratuitas e abertas ao público.

A programação que teve início no dia 09/05, em uma ação integrada na UNISO (Universidade de Sorocaba), trará na próxima sexta-feira (24/5), às 18h30, um Sarau Cultural, onde contará com a presença de artistas da cidade e dos atendidos que farão apresentações de danças e declamações de poemas. Na ocasião, haverá também o lançamento do livro de receitas “Misturando as Gostosuras do Comilão”, produzidos pelos assistidos que participam da oficina prática “Cozinha Experimental”, conduzida pela técnica em nutrição da APAE Sorocaba, Gabriela Maria da Cruz Silva. A oficina é realizada em parceria com a empresa especializada em produtos alimentícios, AB Brasil.

O exemplar traz quatro receitas de deliciosos doces que podem ser feitos por quem tem pouca ou muita experiência na cozinha, pois a linguagem é dinâmica e, ainda, direcionada para pessoas com deficiência. “A nossa oficina está funcionando há dois anos e com todo o repertório que os atendidos adquiriram no desenvolvimento das atividades culinárias, decidiram publicar um livro totalmente acessível, visual e com uma comunicação alternativa”, explica a coordenadora técnica da APAE Sorocaba, Cátia Rocha.

Cátia frisa que, todas as receitas são autorais e foram testadas durante as aulas práticas. “Estamos em busca de parceiros que queiram custear as impressões dos livros e nos ajudar na divulgação”, destaca.

Já, no dia (28/5) terça-feira, às 13h, a terapeuta ocupacional, Suzana Pêgo e a assistente social, Camila Jurado, ambas profissionais da APAE Sorocaba, realizarão um bate-papo sobre a Reforma Psiquiátrica que inclui a importância do Movimento Antimanicomial, e, o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Queremos que as pessoas com deficiência tenham a garantia do direito de frequentar os espaços públicos sem sofrer qualquer tipo de preconceito. Esse diálogo com a sociedade é muito importante! Traz a possibilidade de transformar o olhar da população em torno das potencialidades da pessoa com deficiência” afirma, Cátia.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3219-2499. Acompanhe também as redes sociais da entidade: Facebook (ApaeSorocaba) e Instagram: (apaesorocaba) e fique por dentro de todos os eventos promovidos. A APAE Sorocaba fica na Rua Ubirajara, 528, na Vila Gabriel.

Sobre a APAE Sorocaba

Há 51 anos, a APAE Sorocaba atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla, de 0 a 58 anos de idade, orientando as famílias e articulando-se com a sociedade na defesa e garantia dos direitos deste público.

Os atendidos participam de atividades específicas e pertinentes a cada área, de forma integrada e que garanta apoio permanente. Todo o acompanhamento dos atendidos é realizado por uma gama de profissionais especializados nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação.

Conheça, você também e APAExone-se pela causa!

Fonte: QNotícia

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: