Notícias

Urbes promove ações práticas de conscientização pelo Maio Amarelo

Treinamentos gratuitos para motociclistas, blitz educativas no trânsito, intervenções com simulações e palestras sobre segurança em empresas, universidades e escolas. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob) e a Urbes – Trânsito e Transportes, promovem 20 ações práticas pela Campanha Maio Amarelo, para melhor conscientizar os motoristas em Sorocaba.

No último sábado (4), motociclistas participaram de treinamento prático no Parque das Águas. “Aderimos à mobilização nacional para conscientizarmos os sorocabanos a praticarem mais segurança no trânsito”, declara o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.

O primeiro treinamento exclusivo para motoristas de ônibus neste mês de maio é realizado na manhã desta terça-feira (7), na sede do Consórcio Sorocaba (ConSor), na rua doutor Campos Salles, 900. Pelo projeto Coletivo para Coletividade os motoristas aperfeiçoam as suas atividades. No dia 28 será vez dos motoristas da Sorocaba Transporte Urbano (STU).

Outra das ações pelo Maio Amarelo em Sorocaba é o experimento que faz pessoas sóbrias a sentirem, na prática, como reagem os corpos e mentes de quem assume a direção após a ingestão de álcool. A intervenção Labirinto promove as percepções de cinco estágios: euforia, relaxamento, intensidade de comportamento e confusões motora e no campo visual.

Os participantes percorrem uma pista com obstáculos, como fumaça para confundir a visão e superfície do solo na diagonal, prejudicando o equilíbrio e senso de direção. Durante o Maio Amarelo, a Urbes leva a instalação Labirinto aos estudantes da Universidade de Sorocaba (Uniso) e Universidade Paulista (Unip).

Já as Blitz Maio Amarelo abordam motoristas pelas vias da cidade para ações de orientações educativas e de conscientização. Tem também as palestras de educação para o trânsito em universidades e empresas privadas.

O Movimento Maio Amarelo é uma ação mundial e tem como objetivo levantar o debate sobre nossa responsabilidade em relação a um trânsito mais seguro e com menos acidentes e mortes.

O evento surgiu como uma campanha pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e atualmente está inserido em todos os estados brasileiros, outros países da América e de outros continentes.

Programação Maio Amarelo – Urbes – Trânsito e Transportes
Dia 7 – Campanha Maio Amarelo Coletivo para Coletividade, com instruções para os motoristas de ônibus, na sede do ConSor.
Dia 13 – Palestra Maio Amarelo na Cidade Universitária da Uniso, das 9h às 10h e das 19h às 20h.
Dia 16 – Labirinto, na Cidade Universitária da Uniso, das 8h às 12h e das 19h às 21h.
Dia 17 – Blitz educativa de trânsito Maio Amarelo, em frente à PUC, na avenida Comendador Pereira Inácio, 445, das 8h30 às 10h.
Dia 17 – Labirinto, na Cidade Universitária da Uniso, das 8h às 12h e das 19h às 21h.
Dia 22 – Blitz educativa de trânsito Maio Amarelo, na avenida Dr. Américo Figueiredo, 3.500, Júlio de Mesquita, das 9h às 11h.
Dias 23 e 24 – Palestras de educação para o trânsito Maio Amarelo, na Sorocaba Refrescos, das 8h às 9h.
Dia 25 – Escola do Motociclista, no Parque das Águas, das 8h às 12h.
Dia 28 – Campanha Maio Amarelo Coletivo para Coletividade, na sede da Sorocaba Transporte Urbano (STU), na avenida Dr. Armando Pannunzio, das 8h às 10h.
Dia 29 – Labirinto, na Universidade Paulista (Unip), na avenida Independência, 210, das 8h às 11h e das 19h às 22h.
Dia 30 – Palestra Maio Amarelo, na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), das 9h às 10h e das 14h às 15h.
Dia 31 – Palestra Maio Amarelo, na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), das 9h às 10h.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Go Wash Estética Automotiva chega do Shopping Cidade Sorocaba

agita2019

Visita Monitorada na Parque da Biquinha fascina os estudantes do Instituto Clave de Sol

Agita ih

Miniso abrirá loja no shopping Iguatemi Esplanada

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: