Notícias

Tropeirismo será tema de bate-papo na Biblioteca Infantil

Nesta quinta-feira (9), das 14h às 16h, a população terá a oportunidade de participar de mais uma edição do projeto Encontros com o Mito na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Desta vez, o tema do bate-papo gratuito com o historiador Sergio Coelho de Oliveira será “O Tropeirismo, definição e origem”.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a atividade visa incentivar o hábito pela leitura e apresentar diferentes histórias ao público com idade a partir de 14 anos e é coordenado pelo historiador José Rubens Incao.
O tropeirismo surgiu por volta de 1730 para resolver dois graves problemas do Brasil colonial: um como solução das necessidades de transporte num país continental, especialmente, no ciclo do ouro; e outro de ocupação da porção meridional do país, seguidamente ameaçada de invasão pela coroa espanhola. O tropeirismo ensejou a ocupação e desenvolvimento do território gaúcho e concorreu, através do trabalho dos tropeiros, para abastecer todo o país. Resumindo: os muares eram criados no sul e levados para a feira de Sorocaba para serem vendidos ao restante do país.
Não há necessidade de inscrição prévia. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231-5723.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Sorocaba vive momento epidêmico de dengue e realizará 2º ‘Dia D’ de combate ao Aedes aegypti

Agita ih

O Pau-brasil é tema do ‘Clube Roda Viva’ no Parque da Biquinha

Agita ih

Uniten recebe amanhã inscrições para mais 12 cursos gratuitos

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: