Notícias

Transformação Digital nos Negócios é tema de palestra gratuita no CIESP Sorocaba

Evento será realizado no dia 28/11 e faz parte do Empreende Sorocaba, programa que tem como objetivo promover e fortalecer o empreendedorismo em Sorocaba e região

Vivemos em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas. De acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), em 2019 o Brasil registrou a marca de 420 milhões de aparelhos digitais ativos, incluindo smartphones, notebooks e tablets. Visando levar aos empresários as práticas que fazem as empresas crescer em um ambiente de negócio cada vez mais digital, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), irá promover em parceria com a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) e a Verbo Comunicação, a palestra “Transformação Digital nos Negócios”.

O evento será na próxima quinta-feira (28), a partir das 8h30, e o tema será apresentado pelo publicitário Rodrigo Figueiredo. A palestra faz parte da 6ª edição do Empreende Sorocaba e da Semana Global do Empreendedorismo, promovida pela Rede Global do Empreendedorismo (RGE).

De acordo com Figueiredo, a transformação digital é um tema inerente ao empreendedorismo e ao promover essa palestra o CIESP Sorocaba exerce um papel importante ao levar conteúdo, além de estimular o empreendedorismo. “Hoje há um número cada vez maior de jovens abrindo seus negócios e isso é também em função desta transformação digital no mercado. Quando me associei ao CIESP Sorocaba eu tinha 26 anos de idade e tinha minha empresa há apenas três. Isso mostra que uma instituição como o CIESP está ao alcance de todos os empresários, inclusive daqueles que estão iniciando um negócio. Promover o associativismo também é empreender”, destaca.

Segundo o publicitário, o empreendedorismo tem tido um crescimento considerável no país. “O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo e vem evoluindo a cada dia. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o número de empreendedores mais que triplicou nos últimos 10 anos. Em 2007, eram 14,6 milhões de empreendedores, e em 2018 este número já passava dos 50 milhões. Parte disso por causa das altas taxas de desemprego devido a crise econômica, mas há também um grande número de pessoas que empreendem porque vislumbram uma oportunidade no mercado”, observa o palestrante.

Em paralelo ao crescimento do empreendedorismo, nossa sociedade vive hoje uma transformação digital causada por um novo perfil de consumidor. “Os consumidores hoje têm bastante acesso à informação e um poder de decisão rápido. Além disso, são mais imediatistas e exigentes, fazendo uso dos meios digitais para compartilhar suas experiências com as marcas. O celular hoje funciona como um grande controle remoto do mercado e da nossa vida em função de ser um aparelho que promove um acesso rápido e barato ao mundo digital”, explica Figueiredo.

O palestrante destaca ainda que a Semana Global de Empreendedorismo tem um papel fundamental na conscientização da sociedade e do poder público sobre a importância do empreendedorismo no desenvolvimento e no crescimento do país. “Somos um dos países em que mais se abrem empresas no mundo, porém dados do Sebrae indicam que uma a cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos no mercado. Por essa razão, é importante também lembrar o empreendedor de que ele precisar estar sempre buscando conhecimento e capacitação, além de estar aberto a novas descobertas, pois isso influencia diretamente na qualidade de suas decisões”, conclui Figueiredo.

Sobre o palestrante

Rodrigo Figueiredo é formado em Publicidade pela PUC Campinas, possui diversos cursos pela ESPM e Fundação Dom Cabral. Aos 41 anos, é sócio-diretor da Verbo Comunicação, agência da qual também foi fundador aos 22 anos de idade. Hoje, sua empresa possui mais de 50 colaboradores e é uma das maiores agências de publicidade do interior de São Paulo. Rodrigo também é Conselheiro do CIESP Sorocaba e consultor de marketing na Associação Comercial de Sorocaba (ACSO).

Sobre a Semana Global de Empreendedorismo

A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. O movimento chegou ao Brasil em 2008 e hoje é o maior movimento do mundo, sendo realizado simultaneamente em mais de 170 países, impactando aproximadamente 10 milhões de pessoas. Nos últimos três anos, a ação mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhão de pessoas, com cerca de 10.000 atividades – o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

Sobre o Empreende Sorocaba

Em sua 6ª edição, o Empreende Sorocaba tem como objetivo principal promover e fortalecer o ecossistema de empreendedorismo da cidade de Sorocaba e região, por meio da realização de diversas ações, tais como: palestras, competições, workshops e discussões, com diferentes públicos e temáticas. O programa está ligado à Rede Global do Empreendedorismo (RGE),  o maior movimento de empreendedorismo do mundo, que surgiu a partir das comunidades criadas na Semana Global do Empreendedorismo. Outras informações no site www.empreendesorocaba.com.br

Serviço: Palestra “Transformação Digital nos Negócios”.

Data: dia 28 de novembro (quinta-feira).

Horário: das 8h30 às 11h

Local: CIESP Sorocaba

Endereço: Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 – Alto da Boa Vista

Inscrições: http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=694

Informações: (15) 4009-2900 | cursos@ciespsorocaba.com.br

Evento gratuito, vagas limitadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Iguatemi Esplanada inaugura a primeira loja da Aéropostale no Brasil

agita2019

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, MG

Agita ih

Faculdade ESAMC Sorocaba sedia 24ª edição da “Maratona de Programação”

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: