Notícias

Supermercados esperam vender 6% a mais que no Natal de 2018


Bebidas alcoólicas devem alavancar vendas auxiliado por frutas, legumes e verduras


O Natal tem importância alta para os supermercados por ser a melhor data para o setor. Os dados da pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS) demonstram que o Natal de 2019 deve ter um crescimento de 6% nominal quando comparado ao ano anterior. A previsão em 2018 era de 2%. “O mês de dezembro representa um aumento de 24% nas vendas quando comparado com a média dos outros meses”, explica o economista da APAS, Thiago Berka.

A categoria que deve apresentar maior impacto nas vendas são as bebidas alcoólicas. Os empresários esperam vender 53% mais que no ano passado. Itens perecíveis e laticínios devem ter um aumento de 67%.

Frutas, legumes e verduras têm crescimento de vendas esperado em 80%. O número representa bom momento desta categoria devido ao clima seco e o aumento de temperatura que permitiram quedas constantes nos preços desde junho. Em setembro, o valor das frutas caiu 3,30%, dos legumes, 16%, e das verduras, 8,3%.

Para as carnes, a expectativa de vendas é de empate com 2018. Uma das explicações é que, neste ano, com o dólar em alta, ficando entre R$3,90 e R$4, fez com que as exportações colocassem este produto em situação de aumento de preços com o esvaziamento para produção interna. Este fator afetou as carnes bovinas e suínas que foram exportadas em grande quantidade para suprir o mercado asiático, que sofreu com a peste suína na China. Com os preços acumulados já altos, somados ao aumento natural de final de ano, o consumidor verá preços mais salgados entre os diferentes cortes.

Em setembro, a APAS revisou sua expectativa de vendas no setor do estado para até 1,3%. O índice anterior era de crescimento entre 2,7% e 3%. O motivo é o cenário desafiador atual, em que o desemprego permanece com pouca melhora.

Fonte APAS

NOTA METODOLÓGICA

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.

Sobre a APAS – a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas.

Fonte: OS2

MATÉRIAS RELACIONADAS

Com inscrição gratuita, Faculdade de Medicina da PUC Sorocaba recebe curso para aprimoramento de cirurgias de lesões no joelho

agita2019

Entidades assistenciais conhecem brinquedos adaptados

agita2019

Caminhada da Inclusão abre Semana da Pessoa com Deficiência na 2ª feira

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: