free web hit counter
Notícias

Sorocaba é a primeira cidade do Brasil a implantar o sistema de aquaponics INMED ™

     A aquaponia orientada para o benefício social de comunidades visa gerar renda aos menos favorecidos.

Com o intuito de promover a cultura da alimentação saudável e gerar renda para as comunidades mais carentes, a cidade de Sorocaba foi selecionada pela INMED Partnerhsips for Children, instituição internacional de desenvolvimento humanitário sem fins lucrativos,para implantar o sistema de aquaponia. Trata-se de uma técnica agrícola inovadora e resiliente às mudanças climáticas, que combina a psicicultura, por meio da criação de peixes em tanques e canteiros, com a hidroponia, por meio da produção de verduras sem solo.

O sistema será instalado em bairros do município onde vivem famílias em situações de vulnerabilidade, as quais se tornarão os produtores. Lá, serão empregados os mesmos métodos sustentáveis já desenvolvidos pela INMED e que combatem a desnutrição e a má alimentação na Jamaica, Peru e África do Sul.

Os benefícios da aquaponia são muitos: rendimento até dez vezes maior que o cultivo em solo arado; economia de 85% do uso de água; cultura de alimentos sem fertilizantes químicos ou pesticidas; produção agrícola o ano todo e trabalho significantemente mais leve do que a agricultura tradicional. “A produção agrícola na aquaponia funciona em um sistema fechado, em que a água circula com os dejetos dos peixes, alimenta as raízes dos vegetais e retorna ao tanque por gravidade”, diz Wilson Nigri, da CWIST, empresa contratada para introduzir o programa da INMED em Sorocaba. Ainda, explica que a área do projeto está sendo montada, onde a população local também poderá receber capacitação sobre independência financeira, visando a formação de suas próprias microempresas no futuro. Com o uso desse sistema, os vegetais tendem a crescer mais rápido que o modelo convencional.

Nos últimos vinte e cinco anos, os programas de nutrição da INMED no Brasil atenderam 3,5 milhões de crianças e seus familiares, impactando cerca de 10 milhões de brasileiros. “Nossa intenção é atender o máximo de famílias possível, para que a produção de alimentos seja um sucesso ao longo de cinco anos. A meta para a cidade de Sorocaba é produzir 107 toneladas de verduras e 27 toneladas de peixes, proporcionando 980 mil refeições enriquecidas”, afirma Nigri.

Para engajar os sorocabanos nessa missão e disseminar as informações sobre o projeto, a INMED conta com o apoio da Faculdade ESAMC Sorocaba, do Colégio Anglo Sorocaba, do Produtor Audiovisual Eduardo Santos, da BYB Mídia Digital e da Q!Notícia Comunicação e Relacionamento.

Sobre a INMED Partnerships for Children

A INMED Partnerships for Children é uma entidade internacional de desenvolvimento humanitário sem fins lucrativos. Foi fundada em 1986 por Linda Pfeiffer, atualmente presidente e CEO.

Já executou projetos em mais de 100 países, com o objetivo de criar caminhos para crianças e famílias carentes alcançarem bem-estar e autossuficiência. Além disso, a instituição cria estratégias para romper o ciclo da pobreza no mundo e ajudar as famílias desfavorecidas a gerar renda própria.  Saiba mais pelos sites: www.inmed.org e www.paracriancas.org.br.

Fonte: QNotícia

MATÉRIAS RELACIONADAS

Área de Transferência Itavuvu será parcialmente fechada, a partir de segunda-feira (14), para obras do BRT

agita2019

Melhorias viárias no Jd. Bandeirantes incluem duas novas faixas elevadas para travessia de pedestres

agita2019

Sema recebe inscrição para o Encontro de Criadores de Abelhas Sem Ferrão

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: