Notícias

Setembro Amarelo: Profissional do Seconci-SP ressalta a importância do combate ao suicídio

Celebrado todo ano em 10 de setembro, conscientização enfatiza a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental 

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e no mundo é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente.

Por essa razão, em 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram o Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O mês foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio). 

De acordo com a psicóloga da Regional Sorocaba do Seconci-SP, Kelly Cristina Pedroso Silva, na construção civil paulista já foram registrados casos em que a pessoa tirou a própria vida e o primeiro passo para evitar o suicídio é ver a depressão como uma doença que pode e precisa ser tratada. “Precisamos criar um ambiente de confiança para o paciente se sentir à vontade para falar o que sente e encorajá-lo a buscar por ajuda adequada de uma equipe multidisciplinar”, explica.

A psicóloga complementa que aceitar e pedir ajuda é muito eficiente. “Perceber que a pressão interna está muito elevada, que o corpo está para transbordar e poder conversar com alguém de forma acolhedora e sem críticas, auxilia na superação daquele momento, trazendo alívio para o corpo e para a mente”, conclui a profissional.

Conforme explica Ester Gonçalves, gerente da Regional Sorocaba do Seconci-SP, a entidade dispõe de uma equipe de profissionais da saúde para apoiar o trabalhador e seus familiares. “O cuidado com a saúde mental é essencial e temos que multiplicar a informação por meio de orientação, apoio e compreensão, pois essas ações salvam vidas. A Regional do Seconci-SP conta com profissionais qualificados, visando sempre à segurança e a qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil”, destaca a gerente.

Para mais informações sobre os serviços e produtos da Regional do Seconci-SP em Sorocaba, entre em contato pelo telefone (15) 3042.1840 ou pelo e-mail sorocaba@seconci-sp.org.br.

Sobre o Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria.

Além disso, os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade conta ainda com assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.

Serviço: Setembro Amarelo – Mês de Conscientização ao Suicídio

Regional Sorocaba do Seconci-SP

Endereço: Avenida General Osório, 391 – Trujillo – Sorocaba / SP

Informações: (15) 3042.1840 / sorocaba@seconci-sp.org.br

Fonte:

Vergili Press Office Comunicação Integrada

MATÉRIAS RELACIONADAS

Biblioteca Infantil recebe crianças e adolescentes para uma visita especial

Agita ih

APAE Sorocaba promove Outlet BBBem e Pizza do Bem

agita2019

130 famílias recebem título de posse de suas casas em Sorocaba

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: