Notícias

Semana Modos de Acessar 2019

Ação em rede do Sesc São Paulo que promove diversas atividades artísticas, esportivas e formativas para estimular a participação social das pessoas com e sem deficiência.

De 2 a 8 de dezembro, é realizada a Semana Modos de Acessar, ação em rede do Sesc São Paulo que ação que apresenta uma série de atividades com viés educativo acerca de mecanismos de acessibilidade na prática, que incentivam o protagonismo das pessoas com deficiência, com condições para sua inclusão em todos os aspectos – cultural, esportivo, educativo e cidadão.

Pluralidades e potências

As pessoas com deficiência são diversas. Podem nascer com alguma condição ou adquirir ao longo da vida. São crianças, jovens, idosos, homens e mulheres. Há pessoas com deficiência que também são negras, indígenas, homossexuais. Elas estão por aí, estudando, trabalhando e produzindo saberes e novos paradigmas que precisamos conhecer. Elas são cidadãs e, como tais, precisam de cidades e espaços acessíveis, bem como serviços e ações que as contemplem, sem preconceito ou discriminação. Elas são capazes de criar e compartilhar suas visões de mundo na coletividade, sendo fundamentais para uma sociedade democrática.

As barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam – sejam sociais, atitudinais, culturais, comunicacionais ou físicas – nos revelam o que precisamos mudar para construirmos cidades, experiências e relações em que qualquer pessoa possa se sentir pertencente, podendo ir e vir, usufruir e ser feliz. As cidades, quando visam potencializar a dignidade e mobilidade de qualquer ser humano, respeitam a pluralidade humana, e assim, reduzem barreiras a todos os cidadãos. 

Nesta perspectiva, a acessibilidade é uma grande ferramenta transversal, pois constrói – além de rampas e elevadores – outros modos de acessar, a partir da ideia de que as pessoas movimentam-se, falam, interagem, expressam-se e vivem diferentemente.

PROGRAMAÇÃO NO SESC SOROCABA

Alimente a Mente

A Semana Modos de Acessar acontece na primeira semana de dezembro e traz com ela discussões sobre acessibilidade para portadores de deficiências físicas. No Alimente a Mente, disponibilizamos alguns audiolivros para que possam ser ouvidos na própria biblioteca. Confira alguns dos títulos que poderão ser ouvidos: “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen, “Laços de Família” de Clarice Lispector, “Eleanor & Park” de Rainbow Rowell, “O Ateneu” de Raul Pompéia e “O Alienista” de Machado de Assis.

As audições estarão disponíveis gratuitamente na Biblioteca da Unidade de 1 a 29/12, terças a sextas, das 9h30 às 21h30, sábados e domingos, das 9h30 às 18h30. Exceto dias 24/12 e 25/12. Livre para todas as idades.

Apresentação de Futsal Down

Com atletas da Seleção Brasileira e equipes da região de Sorocaba

O futsal para pessoas com síndrome de down requer mínimas adaptações, como o tempo das partidas. As demais regras são as mesmas do futsal convencional.

A apresentação acontece dia 1, domingo, das 11h às 13h, no Ginásio da Unidade. Classificação livre pata todas as idades.

Vivência Sonora

Com Projeto Sonora

Este encontro consiste em uma experiência de imersão, que se utiliza de som e palavra para criar narrativas, fantasias e deslocamentos. Ao proporcionar elementos que instigam os participantes, cria-se um diálogo entre a imaginação das pessoas e as paisagens construídas ao vivo. A atividade é realizada com os participantes vendados e adaptada à diversos públicos, circunstâncias e conteúdos.

A vivência acontece nos dias 5 e 6, quinta e sexta, às 10h, às 15h e às 19h. Nos dias 7 e 8, sábado e domingo, às 10h30, às 14h e às 17h. Para pessoas a partir de 12 anos.

Bate-papo – Deficientes e Trabalho

Com APAE Sorocaba

Profissionais das áreas de RH e Assistência Social da APAE de Sorocaba apresentam casos e projetos de formação profissional para que as pessoas com deficiência se insiram no mercado formal de trabalho.

O encontro acontece dia 5, quarta, das 19h às 21h30, de graça, na Sala de Oficinas. Para participar o público deve retirar as senhas com 1h de antecedência na Central de Atendimento. A classificação é livre para todas as idades.

Apresentação e vivências em esportes para deficientes físicos

Com Equipe HCR e Atletismo Sorocaba

Durante a Semana Modos de Acessar, paradesportistas da cidade de Sorocaba realizam vivências e conversam com o público do Espaço LUDUS. Os atletas praticam as modalidades Handebol em Cadeiras de Rodas (HCR) e Atletismo em pista e campo.

O encontro acontece dia 7, sábado, das 11h às 13h, no Ginásio da Unidade. Classificação livre para todas as idades.

Bate-papo e apresentação musical

Com Banda Super Visão

Apresentação da banda “Super Visão”, grupo formado por alunos com deficiências que queriam aprender a tocar um instrumento musical. Após o show, os integrantes conversam com o público sobre humanização e a valorização do ser humano través da música.

Dia 8, domingo, das 13h às 15h, de graça, na Área de Convivência. Livre para todas as idades.

SERVIÇO:

Semana Modos de Acessar 2019

De 1 a 8/12.

Diversos espaços e horários. Grátis.

Sesc Sorocaba

Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.

Telefone: (15) 3332-9933.

sescsp.org.br/sorocaba

MATÉRIAS RELACIONADAS

Belas Artes Sorocaba-Votorantim oferece curso livre de Paisagismo

agita2019

Alunos da Universidade da Terceira Idade trabalham a ansiedade com atividade no Pq. da Biquinha

agita2019

Prefeitura convoca 56 profissionais na área da saúde

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: