Notícias

Sábado tem plantio de 91 árvores e seminário que vai tratar sobre o bambu

Neste sábado (14), a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) vai promover três atividades dentro da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). Pela manhã, às 9h, a área pública ao lado do campo de futebol, no Jardim Guadalajara, ganhará 75 mudas de exemplares arbóreos com a participação da comunidade. Já às 15h, o plantio de 16 árvores ocorrerá na E. M. “Profª. Maria de Lourdes Martins Martinez”, no Jardim Santa Bárbara, com a ajuda dos alunos. Além disso, será realizado o 1º Seminário do Bambu em Sorocaba, das 8h às 17h, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, que contará com palestras e o lançamento de um livro sobre o tema.

O objetivo dos plantios é de estimular na comunidade a prática ecológica através do plantio das árvores, ampliando a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização de Sorocaba. Além de embelezar o local, as árvores são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

De acordo com a Sema, a área pública localizada na rua Lituânia possui inclusive nascente. A arborização no entorno de cursos da água e regiões de nascentes é extremamente importante, pois a cobertura vegetal evita o assoreamento do rio e contribui para a longevidade das nascentes.

Para o plantio, a equipe de Gestão Ambiental da Sema está providenciando toda a estrutura necessária, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, até a utilização de tutores e insumos. Os locais receberão mudas de espécies variadas, como ipês branco e amarelo, urucum, aroeira-salsa, pau-viola, pitanga, goiaba, entre outras.

As atividades serão abertas a toda população. A área pública do Jardim Guadalajara está localizada na rua Lituânia, na altura do número 600, ao lado do campo de futebol. Já a E.M. “Profª. Maria de Lourdes Martins Martinez” fica na rua Dária Galvão da Silva, 292, no Jardim Santa Bárbara.

Sobre o Seminário de Bambu

Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (Senar), Sindicato Rural de Sorocaba, Rede Paulista do Bambu (Rebasp) e Associação Brasileira do Bambu (BambuBR), o objetivo do evento é difundir as potencialidades do uso do bambu e os avanços no conhecimento sobre esse grupo vegetal visando fomentar o desenvolvimento da sua produção na região, bem como das tecnologias associadas.

Após o ciclo de palestras, será lançado o livro “Bambu: Características e Aplicações na Construção Civil e Arquitetura”, de autoria do Prof. Dr. Antonio L. Beraldo e do Eng. Civil Luiz Roberto Aleixo.

Todas as vagas já foram preenchidas. O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3235.1130.
Programação

08h00 às 08h30 – Abertura

08h30 às 09h30 – Palestra 2: “Taxonomia de Poaceae com ênfase em bambus nativos do Brasil” com a Profª. Mª. Regina Tomoko Shirasuna do Instituto de Botânica, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA).

09h30 às 09h45 – Café

09h45 às 11h00 – Palestra 1: “Espécies promissoras de bambus para plantios em áreas de Cerrado” com o Prof. Dr. Marco A. dos Reis Pereira, Coordenador do Laboratório de Experimentação com bambu e do Projeto Bambu da Faculdade de Engenharia de Bauru-FEB/Unesp.

11h00 às 12h00 – Palestra 3: “Uso do bambu na culinária”, com Profa. Dra. Juliana Cortez Barbosa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Experimental de Itapeva. Coordena atualmente o projeto de desenvolvimento tecnológico “Cultivo e transformação do bambu como alternativa sustentável para geração de renda na agricultura familiar, financiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Inclusão Social (MCTI/Secis).

12h00 às 13h30 – Pausa para almoço

13h30 às 14h30 – Palestra 4: “Aplicações alimentícias da farinha de Bambu”, com a Profa. Dra. Maria Teresa Clerici da Universidade Estadual de Campinas, na Faculdade de Engenharia de Alimentos, do Departamento de Tecnologia de Alimentos.

14h30 às 15h30 – Palestra 5: “Bambu: tratamento preservante, carvão de bambu e bambucreto”, com Prof. Dr. Antonio Ludovico Beraldo, professor titular aposentado da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri/ Unicamp)

15h30 às 15h45 – Café

15h45 às 17h00 – Lançamento do livro: “Bambu: Características e Aplicações na Construção Civil e Arquitetura”

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

APAS apoia Comissão Parlamentar Mista que delibera sobre a venda de medicamentos em supermercados

agita2019

TRÁFICO DE MULHERES E MENINAS SERÁ TEMA DE DEBATE NA REGIÃO

agita2019

Unidade Móvel Odontológica do Seconci-SP percorre canteiro de obras realizando consultas gratuitas

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: