Notícias

Participa Sorocaba coleta propostas nas Casas do Cidadão e bairros das Zonas Norte e Oeste

A Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) promove ações para divulgação do Participa Sorocaba em postos de serviços públicos, órgãos representativos, reuniões com a participação da Administração Municipal e pontos com grande circulação de pessoas. Nesta semana, a equipe responsável pelo programa visitou as Casas do Cidadão Ipanema e Ipiranga e, a convite de moradores, ruas na região dos bairros Vila Barão, Nova Esperança e Lopes de Oliveira, nas Zonas Norte e Oeste, oportunidades em que colheu sugestões para o Orçamento 2020 diretamente dos munícipes.

O prazo para envio das propostas, por meio do site cidadania.sorocaba.sp.gov.br/participasorocaba ou nas Casas do Cidadão. Na semana passada, os servidores da Secid estiveram nas Casas do Cidadão Éden e Itavuvu e há previsão de, até o fim da semana, irem às unidades Brigadeiro Tobias e Nogueira Padilha.

Para a secretária da Cidadania, Suélei Gonçalves, as ações presenciais servem não somente para apresentar o Participa Sorocaba ou esclarecer dúvidas, mas também como mais uma opção para o recebimento das opiniões e ideias. “Às vezes, a pessoa até conhece o programa, mas não manda sugestões por não saber como proceder, achar que vai demandar muito tempo ou não ter prática ou conhecimento no acesso à internet. Então, optamos por ir às Casas do Cidadão e mostrar que o processo é simples e rápido, pois anotamos as propostas enquanto o usuário aguarda pelo atendimento nos guichês”, explica.

Entidades representativas

Além das Casas do Cidadão, a Secid já realizou reuniões sobre o Participa Sorocaba e a importância de se opinar sobre o Orçamento e apontar as necessidades da cidade com agentes multiplicadores, casos de lideranças comunitárias, representantes de bairros, servidores de diferentes secretarias municipais, participantes do Curso de Capacitação LiderAção, diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino e membros dos Conselhos Municipais. A secretaria também encaminhou ofícios e material informativo sobre o programa para a Câmara Municipal, universidades, escolas, entidades de classe e órgãos representativos da sociedade civil.

Como resultado destes contatos, o líder comunitário Izaque Monteiro da Silva convidou a Secid para que divulgasse o programa na região da Vila Barão, o que ocorreu na tarde de terça-feira (23). A visita percorreu ruas dos bairros Vila Barão, Jardim Baronesa, Nova Esperança, Itapemirim e Lopes de Oliveira, onde verificou-se pessoalmente demandas da região e os moradores apresentaram sugestões.

Propostas até dia 30

Os sorocabanos podem opinar sobre quais investimentos, obras, ações e serviços devem ser priorizados em 2020 até o dia 30 de abril. Basta acessar o site cidadania.sorocaba.sp.gov.br/participasorocaba ou visitar uma das sete Casas do Cidadão e preencher o formulário online para envio das propostas. Durante maio e junho, as propostas passarão por análise de viabilidade técnica e econômica, por uma comissão multissetorial do Poder Público, responsável por transformá-los em projetos pra serem desenvolvidos em 2020.

Em julho, estes projetos serão disponibilizados também no cidadania.sorocaba.sp.gov.br/participasorocaba e nas Casas do Cidadão para votação. No mês de agosto, a Secid divulgará quais foram os mais votados e farão parte da LOA 2020, a ser enviada pelo Executivo para apreciação da Câmara Municipal até 30 de setembro.

Fonte: SECON

MATÉRIAS RELACIONADAS

Av. Artur Fonseca é parcialmente interditada no domingo

Agita ih

Cantinho das cartinhas em homenagem as mães, no Pátio Cianê

agita2019

Magnus Futsal acerta parceria com a Coca-Cola

Agita ih

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: