Notícias

Parque da Biodiversidade oferece visitas gratuitas monitoradas

O Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves”, primeira unidade de conservação florestal coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) de Sorocaba, está com inscrições abertas para as visitas monitoradas no local. As atividades cumprem tanto com o caráter técnico e científico, quanto com o ecoturismo e lazer.

Com mais de 60 hectares preservados de vegetação da Mata Atlântica, o Parque da Biodiversidade possui três trilhas – de diferentes distâncias e níveis de dificuldades – com o intuito de proporcionar experiências de Educação Ambiental aos visitantes. Estão catalogadas em seu território mais de 150 espécies de animais e cerca de 65 espécies arbóreas diferentes, além das nascentes de águas encontradas durante os trajetos.

O programa de visitação monitorada, coordenado pela Sema, disponibiliza, por meio do contato: parquedabio@sorocaba.sp.gov.br, a solicitação de acompanhamento gratuito das equipes de instrutores. As atividades acontecem nas quintas-feiras a tarde ou sextas-feiras pela manhã, e recebem de 15 a 40 pessoas por visita.

Estando na categoria de Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), a unidade segue às diretrizes de uso público estabelecidas pelo mesmo órgão, focando suas atividades na conscientização sobre o impacto da ação humana no ecossistema e promovendo ações de recuperação de áreas degradadas. Além disso, o parque também atrai desenvolvimento de pesquisas científicas realizadas em parcerias com universidades da região.

O Parque da Biodiversidade foi inaugurado em 2013 como o primeiro espaço a receber atribuição de Unidade de Proteção Integral dentro dos limites de Sorocaba pelo Snuc, cumprindo à função de proteger a fauna e a flora da região, assim como os afluentes do Rio Sorocaba. “O Parque da Biodiversidade proporciona atividades educativas voltadas à preservação ambiental, com trilhas monitoradas e atividades diferenciadas para aproximação do visitante com a natureza”, comenta o secretário da Pasta, Jessé Loures.

O Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, nº 11.500, Altos do Itavuvu.
Acesso pela Rodovia Castello Branco (logo após o Parque Tecnológico) ou pela Avenida Itavuvu (próxima a rotatória do SAAE).

MATÉRIAS RELACIONADAS

Servidores se vestem de amarelo para sensibilizar sobre a prevenção do suicídio

agita2019

APAS apoia Comissão Parlamentar Mista que delibera sobre a venda de medicamentos em supermercados

agita2019

Uber Eats anuncia primeiros testes de entrega de comida com drones

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: