Notícias

Operários presos a mil metros de profundidade em mina de carvão no Peru são resgatados com vida

Grupo passou três dias debaixo da terra e conseguiram sobreviver porque um tubo de ventilação não sofreu danos após o desmoronamento do poço.

Os quatro operários presos a mil metros de profundidade em uma pequena mina de carvão do Peru desde quinta-feira foram resgatados com vida na noite de domingo (3). Eles sobreviveram graças a um tubo de ventilação que não sofreu danos após o desmoronamento do poço, disseram autoridades.

Os mineiros apresentavam quadros de desidratação porque só dois dias após o colapso na mina Pampahuay, situada na província andina de Oyó, foi possível entregar água e alimentos pelo mesmo tubo de ventilação.

Logo após o resgate, eles transferidos a um hospital da região, confirmou o ministro de Minas e Energia, Francisco Escodes, no Twitter.

Desmoronamento da mina

Operação de resgate salvou quatro mineiros presos na mina Pampahuay, no Peru — Foto: AFP PHOTO / MINEM / OSCAR FARGE

Operação de resgate salvou quatro mineiros presos na mina Pampahuay, no Peru — Foto: AFP PHOTO / MINEM / OSCAR FARGE

O chefe do Instituto de Defesa Civil em Lima, Len Jiménez, disse ao jornal local Peru21 que parte do teto da mina veio abaixo aproximadamente a mil metros de profundidade da jazida.

O Peru, que não é um grande produtor de carvão, é o segundo maior fornecedor mundial de cobre e zinco e o sexto de ouro.

O desmoronamento de parte da pequena mina de carvão Pampahuay ocorreu depois de chuvas intensas na região, que afetaram a estrutura da jazida.

A mina Pampahuay está localizada em uma área despovoada a cerca de 3,9 mil metros acima do nível do mar e a 250 quilômetros de Lima. Em 2015, um acidente semelhante no mesmo local deixou uma pessoa morta.

Os desmoronamentos são geralmente causados pelo acúmulo de água e da umidade filtrada pela maior concentração de chuvas típicas da época nesta região dos Andes.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/02/04/operarios-presos-a-mil-metros-de-profundidade-em-mina-de-carvao-do-peru-sao-resgatados-com-vida.ghtml

MATÉRIAS RELACIONADAS

Palestra ‘Conhecimento versus Crença’ será realizada na Biblioteca Municipal

Agita ih

Terminam na segunda as inscrições para os cursos de férias da Facens

agita2019

Quiosque Bar Brahma do Shopping Cidade Sorocaba é reinaugurado com novidades

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: