Notícias

Oferta de cursos na Uniten reúne mais de 700 candidatos

A Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) da Prefeitura de Sorocaba, recebeu nesta terça-feira (7) mais 700 interessados em uma das 305 vagas disponíveis para os 12 novos cursos que serão ministrados na unidade. As vagas foram preenchidas por ordem de chegada.   Durante a noite desta segunda e madrugada de terça-feira, a Uniten disponibilizou sanitários e água aos candidatos que aguardavam a abertura das inscrições. Guardas Civis Municipais também fizeram a segurança do local.

Alguns dos cursos terão início na próxima segunda-feira (13) e duram entre 40h e 60h, e darão a certificados de conclusão àqueles que obtiverem – no mínimo -, 75% de frequência. Só este ano, a Uniten já realizou cerca de 20 cursos qualificando mais de 600 pessoas para diversas áreas.

Serão ministrados nessa etapa os cursos de Logística, Metrologia, Segurança do Trabalho, Designer de Sobrancelhas, Operador de Caixa, Eletricista Automotivo, Manutenção de Eletrodoméstico, Porteiro e Controlador de Acesso, Padeiro, Forno e Fogão, Informática Básica e Eletricista Industrial.

De acordo com o secretário da Sedetter, Robson Coivo, “a estruturação desses cursos é feita por um longo caminho. Não fazemos nada sem estudarmos criteriosamente as necessidades dos candidatos em relação ao mercado de trabalho. Isso significa que o nosso plano de trabalho contempla as áreas que mais abrem vagas, que mais têm demandas em Sorocaba, seguindo a lógica de que esses alunos saiam dos nossos cursos já preparados para o mercado de trabalho”, diz.

Com a preocupação garantir uma das vagas oferecidas, muitas pessoas acabaram passando a noite à espera da abertura da Uniten, e até mesmo quem chegou nas primeiras horas da manhã de desta terça-feira, acabou utilizando o tempo para fazer novas amizades. Esse é o caso de Ariadner dos Santos e Vitor Nascimento.

Aos 27 anos e formado em Pedagogia, Vitor – que está desempregado há dois anos -, contou que havia chegado à Uniten às 5h30. “Está sendo difícil pra mim mesmo com uma formação me estabelecer no mercado de trabalho. Então, a minha intenção agora é fazer um curso de caixa ou padeiro para, pelo menos, garantir uma remuneração no momento”, disse o pedagogo.

Já Ariadner, 22 anos, começou um curso de radiologia, mas teve que interromper as aulas por não ter condições de pagá-lo. A jovem que chegou no mesmo horário que Vitor, está desempregada há 8 meses e falou que a busca pelo curso é para se qualificar rapidamente. “Pretendo me candidatar para a vaga de Segurança do Trabalho e espero conseguir um emprego rapidamente”, disse ao falar do curso escolhido.

Para Rosemari de Freitas, de 32 anos, o curso na Uniten é a esperança de uma recolocação do mercado: “Minha expectativa é conseguir uma vaga no curso de Portaria e Controlador de Acesso para conseguir me recolocar no mercado de trabalho”, disse. Rosemari contou que tem experiência na área de vendas, mas está sem registro em carteira há 8 meses. Rosemari ainda tem feito alguns serviços como Promotora de Vendas sem registro em carteira, mas ressalta o principal objetivo da procura pelo curso é voltar a trabalhar sob o regime de CLT.

Os cursos terão início nas próximas semanas na própria unidade da Uniten, à avenida General Osório, 1840 – Vila Barão. As informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316-1630.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Plaza Shopping Itu realiza o 3º sorteio da promoção e premia ituano com vale-compra de R$ 1 mil

agita2019

APAE Sorocaba reinaugura cozinha e refeitório com apoio de construtora de São Paulo

Agita ih

Uniten abre inscrições para 240 vagas na próxima segunda-feira

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: