Notícias

Melhorias no funcionamento das farmácias de UBSs iniciam nesta semana

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), começa a implantar a partir desta terça-feira (7) um novo sistema de funcionamento e atendimento nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A primeira UBS a ter sua farmácia operando nesse novo sistema será a da Vila Angélica, que funcionará como um “piloto” do projeto a ser implementado em todas as 32 unidades e servirá de referência para que sejam feitos ajustes que se mostrem necessários e estabelecida uma padronização e o cronograma de implantação em toda a rede municipal.

O atendimento nas farmácias das UBSs deixará de ser feito por servidores municipais, que reforçarão os quadros da SES, e passará a ser realizado por funcionários da Human Concierge. A empresa é referência em logística, fazendo a gestão do fluxo de materiais/medicamentos e foi a vencedora da licitação que inclui a gestão da CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico da Prefeitura de Sorocaba, que é responsável por abastecer com medicamentos a rede de saúde do município. Haverá um ganho de aproximadamente 30 funcionários para reforçar o atendimento das unidades de Saúde.

Como a CAF e as UBSs estão conectadas por meio digital, o novo sistema permitirá que haja um controle ainda mais rigoroso da entrada e saída dos medicamentos das farmácias. Da mesma forma, o novo sistema permitirá o acompanhamento em tempo real da situação dos estoques e o monitoramento de suas respectivas validades, praticamente eliminando as possibilidades de desperdício ou desabastecimento.

Na nova sistemática de funcionamento das farmácias das UBSs, os pacientes só poderão retirar os medicamentos que forem prescritos pelo médico. A receita que será apresentada ao atendente receberá um carimbo e será assinada pelo paciente, comprovando a entrega da medicação. Depois, o documento será escaneado e a imagem armazenada no sistema. No caso de tratamentos prolongados, o paciente (ou seu representante autorizado) deverá comparecer mensalmente à unidade de saúde para a retirada dos medicamentos necessários para a continuidade do tratamento.

A secretária da Saúde, Kely Schettini, destaca a importância dessa implantação. “Esse trabalho da Secretaria da Saúde tem a missão de promover uma vigilância e segurança aos usuários dependentes da retirada de medicamentos. Além de monitorar o consumo adequado, o projeto também nos dá mais servidores para melhorar o atendimento das UBSs”, explica.

Individualização de medicamentos

Outra novidade que será implantada dentro de poucas semanas é a individualização dos medicamentos em formato de drágeas ou comprimidos. Ela possibilitará a entrega da quantidade exata da medicação receitada pelo médico.

A medida evitará o consumo inadequado de antibióticos, anti-inflamatórios e outros medicamentos que, se consumidos em excesso, podem ser prejudiciais à saúde dos pacientes. Além disso, a medida evitará o risco de crianças ingerirem medicamentos de forma acidental, o seu descarte inadequado e também economia para o município nos gastos com a compra de remédios.

A individualização dos medicamentos será feita de forma automatizada e o equipamento funcionará em ambiente controlado, especialmente destinado para isso, na sede da CAF. O local está passando por adequações físicas e todo o estoque de medicamentos e insumos disponibilizados na rede pública de saúde do município está sendo cadastrado.

Os blisters serão fracionados, individualizando os remédios mas mantendo-os nas embalagens originais, que ganharão uma “sobre-embalagem”, com código de barras permitindo seu rastreamento, onde constarão todas as informações a respeito do produto, como nome, lote, data de validade, etc.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Botão do Pânico salva mais uma mulher ameaçada pelo ex-marido

Agita ih

Programa Fala Bairro ouve moradores da Zona Oeste no próximo sábado

Agita ih

Dia da Cidadania levará orientações e serviços à população LGBT

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: