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Jornada da Cidadania realiza mais de 7.500 mil serviços gratuitos

Mais de 4 mil pessoas beneficiadas por 7.689 atendimentos em diversas áreas, o dobro do público inicialmente estimado pela organização. É o balanço final da Jornada da Cidadania do último sábado (27), que levou à Escola Estadual “Bairro do Éden” serviços gratuitos nas mais diferentes áreas, como a emissão de documentos; atendimentos de saúde; mercado de trabalho e qualificação profissional; direitos do consumidor, regularização de imigrantes, proteção social e assistência jurídica; ações de prevenção a violência contra a mulher; área de esporte e lazer; cortes de cabelo, dentre outros.

O projeto beneficiou não apenas a moradores da Zona Industrial, mas também de diferentes regiões da cidade. De hora em hora, ônibus gratuitos levaram moradores de cinco (Áreas de Transferência Ipanema, Ipiranga, Itavuvu, Brigadeiro Tobias e Nogueira Padilha) e voltavam aos bairros.

Com o apoio de diferentes órgãos do Poder Público. O objetivo da ação é promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social. No sábado pela manhã, o secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, órgão responsável pelo programa, compareceu ao Éden, passou por todos os postos de atendimento e, inclusive, aproveitou alguns serviços, como a aferição de pressão arterial e de glicemia. Ele foi recepcionado pela secretária da Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves, pasta que coordena a ação por parte da Prefeitura de Sorocaba.

Entre as ações mais procuradas, estiveram os serviços voltados aos imigrantes do Haiti que vivem em Sorocaba, com grande concentração populacional na região do Éden. O Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, prestou orientação migratória jurídica, validação de diploma e processo para naturalização, enquanto a Polícia Federal esclareceu sobre as possibilidades de regularização de imigrantes e documentação.

Dos serviços realizados, houve a emissão da 2.ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; RG para menores de 18 anos brasileiros; inscrição, alteração e regularização de CPF; atualização e cadastramento no Cadastro Único da Assistência Social (CAD Único); exame de paternidade; 2.ª via de Carteira de Trabalho, para brasileiros e estrangeiros; orientação sobre encaminhamento à vagas de emprego do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT); orientações sobre defesa do consumidor e a comerciantes; endividamento e consumo responsável, pelo Procon – Serviço de Proteção ao Consumidor e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem); formalização e regularização de Microempreendedor Individual (MEI) e acesso a microcrédito pelo Banco do Povo Paulista; sobre denúncia de racismo e intolerância religiosa; testes de paternidade; e sobre os serviços ofertados no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), como acompanhamento familiar e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Na área da Saúde, serão estiveram presentes o Ônibus da Mulher; aferição de pressão arterial; testes de hepatite, HIV e glicemia; medição de peso e altura e de índice de massa corporal (IMC); orientação odontológica, planejamento familiar, orientações sobre emissão de cartão SUS e saúde no ambiente de trabalho, dentre outros. Rodas de conversa sobre o empoderamento feminino e os participantes contam ainda com espaço de lazer, com brinquedos inclusivos e atividades para crianças, corte de cabelo e apresentação de capoeira.

Estiveram também presentes no evento o deputado estadual Carlos Cezar; os vereadores Pastor Apolo e João Donizeti Silvestre; a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira; e o diretor do Procon, Laerte Molleta.

Fonte: SECOM

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